A Diocese de São José do Rio Preto, na pessoa de seu bispo, de 26 a 30 de setembro, fará sua Visita ad Limina ao Papa e às Congregações Romanas, junto com os bispos da Província de Ribeirão Preto, Botucatu e Campinas. O objetivo é cultivar a comunhão entre as Igrejas particulares e o Romano Pontífice.

Para a Visita ad Limina, cada Diocese elabora um relatório no qual expõe sua realidade ao Papa e Dicastérios da Cúria Romana, como pede o cân. 399 do Código de Direito Canônico. O relatório é enviado seis meses antes e serve para favorecer o diálogo do Bispo com o Papa e seus assessores. Serve também para a reflexão local sobre a Diocese em vistas das diretrizes para seu futuro plano pastoral. O relatório, além de dados, identifica as suas causas e aponta os meios para mudar ou melhorar a situação descrita. Para a elaboração do Relatório, o Bispo conta com seus colaboradores: coordenação de pastoral, secretariado, chanceler e outros.

A Visita ad Limina é organizada pela Congregação para os Bispos. O Regional Sul I da CNBB, como é muito grande, foi dividido em dois grupos. O 1º Grupo a visitar compõe-se das Províncias: Aparecida, São Paulo e Sorocaba. O nosso é o 2º Grupo composto das Províncias: Botucatu, Campinas e Ribeirão Preto. Com o Papa estaremos quinta-feira, 29 de setembro.

Os Dicastérios que visitaremos na Cúria Romana são: Congregação para os Bispos, Congregação para a Doutrina da Fé, Secretaria de Estado, Congregação para o Clero, Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Congregação para a Educação Católica, Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos, Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dicastério para os Leigos, Família e Vida, Dicastério para a Promoção do Desenvolvimento Humano Integral, Dicastério para a Comunicação. Para cada Dicastério, haverá um Bispo relator que descreverá o contexto eclesial das dioceses interessadas e sugerirá os temas a serem tratados a partir de um texto preparado pelo Bispo relator.

Como expressão de unidade e de renovação da fé católica, durante a Visita ad Limina, o nosso 2º Grupo celebrará a Eucaristia nas basílicas São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Fora dos Muros. Assim, além das reuniões com os Dicastérios, teremos as celebrações eucarísticas nas quatro Basílicas Romanas, os momentos mais fortes da Visita ad Limina.

 

Dom Antonio Emidio Vilar, sdb, Bispo Diocesano