Nossa História

A ideia da criação dos Secretariados Regionais surgiu em 1962, como resposta a um apelo do Papa João XXIII. Durante a 5ª Assembleia Geral da CNBB, realizada no Rio de Janeiro, os bispos reunidos tomaram duas decisões importantes para a vida eclesiástica nacional: a criação dos Secretariados Regionais e a elaboração de um plano de emergência do Episcopado. Com base no princípio da participação efetiva das províncias eclesiásticas na responsabilidade não só de suas próprias províncias, mas também de toda a região, os Secretariados Regionais foram estabelecidos.

A primeira reunião do Secretariado Regional Incompleto ocorreu em 11 e 12 de agosto do mesmo ano, no Colégio Nossa Senhora de Sion, localizado na Avenida Higienópolis, 983, setor 4, em São Paulo. Nessa ocasião, foi apresentado o Plano de Emergência, que tinha como objetivo estudar a sindicalização urbana, dentro do espírito da encíclica “Mater et Magistra”, considerando o índice de industrialização e inquietação social da região. Esse encontro marcou o início do funcionamento do Secretariado Regional Sul 1 da CNBB, responsável pelo Estado de São Paulo, com sede no Edifício do Colégio Nossa Senhora de Sion.

Inspirado pelo Projeto Rumo ao Novo Milênio, da CNBB, o Regional lançou o projeto “O Grande Jubileu”, cujo objetivo era preparar a região para a celebração do Jubileu do ano 2000 da Encarnação do Filho de Deus e dos 500 anos de Evangelização no Brasil. O projeto buscava promover uma nova Evangelização inculturada, apontando caminhos para a construção de um Novo Milênio de Justiça, Fraternidade e Paz.

Após ocupar salas alugadas no Colégio Sion por alguns anos, o Regional Sul 1 inaugurou sua primeira sede própria em 31 de maio de 1991, localizada no 5º andar do prédio da Província dos Carmelitas, no bairro da Bela Vista. Entretanto, o aumento das atividades pastorais e a perspectiva de novos desafios exigiram um espaço maior. Sob a presidência de Dom Nelson Westrupp, o Regional adquiriu, em 18 de setembro de 2008, o imóvel para sua nova sede, localizado no mesmo bairro. A ampla estrutura, inaugurada em 29 de julho de 2010, proporcionou maior comodidade e melhores condições para receber os bispos e agentes de pastoral, possibilitando um novo horizonte para a missão da Igreja em São Paulo.

Atualmente, o Regional Sul 1 é composto por 6 Arquidioceses, 36 Dioceses e 6 Regiões Episcopais, divididas em 7 sub-regiões Pastorais: Aparecida, Botucatu, Campinas, Ribeirão Preto I e II, São Paulo e Sorocaba. 

Desde sua criação, o Regional Sul 1 tem publicado diversas obras e diretrizes pastorais importantes, visando fortalecer a ação evangelizadora e promover a justiça e a fraternidade em sua área de atuação. Entre essas publicações estão o Plano de Pastoral Regional, os Planos Bienais, diretrizes para a Pastoral da Juventude, reflexões sobre formação de presbíteros, entre outras.

O Regional Sul 1 da CNBB tem sido uma instituição dedicada ao serviço pastoral e à promoção dos valores cristãos em São Paulo, buscando cumprir sua missão evangelizadora com zelo e comprometimento.

As principais publicações:

Elencamos, a seguir, as principais publicações ao longo da existência do Regional: Plano de Pastoral Regional Sul 1 (1968-1969); 2º Plano Bienal de pastoral do Regional Sul 1 – CNBB. (1975-1977). Editora Ave Maria; 3º Plano bienal de Pastoral do Regional Sul 1 – CNBB. Paulinas, 1977; 4º Plano Regional de Pastoral do Regional Sul 1 – CNBB. Paulinas, 1980; Fraternidade e violência. Paulinas. 1980; Pastoral Urbana. Paulinas, 1981; Necessidade de novos projetos sócio- econômico – políticos. Paulinas, 1981; Necessidade de novos projetos sócio – econômico – políticos II. Paulinas, 1983; Diretrizes e orientações para a Pastoral da Juventude no Estado de São Paulo, Paulinas 1985; Igreja e meios de comunicação social: palestras, experiências e debates. Suplemento especial do Jornal “Santuário de Aparecida”, 1988; As Igrejas de crentes. Editora Santuário, 1990; Síntese das reflexões da assembleia sobre a formação de futuros presbíteros. O Recado, Editora. 1989; Conclusões da Assembleia das Igrejas: Evangelizar com renovado ardor missionário. Rogate, 1992; Introdução à Pastoral Familiar: estudos, Diretrizes e subsídios pastorais. Santuário, 1990. O Brasil que queremos: alternativas e protagonistas. Vozes, 1994; A coordenação pastoral nos centros urbanos.Vozes, 1997; Projeto Regional “O Grande Jubileu”; Diretrizes e orientações para a Pastoral da Juventude do Regional Sul 1: Vida e missão. Paulinas; O Projeto de Ação Missionária Permanente (PAMP), publicado em 2004.