Artigos Destaques

Somos uma Igreja em movimento e saída

Nesta primeira “Voz do Pastor” de 2019 quero saudar a todos no Senhor Jesus e manifestar as nossas perspectivas pastorais diocesanas para este ano da graça do Senhor de 2019.

As Pastorais, Movimentos e comunidades vão retomando as suas atividades, após um tempo de merecido recesso. Algumas atividades foram retomadas em meados de Janeiro, como, por exemplo, a formação promovida pelo CNLB Guarulhos, recentemente criado e também, as formações para a CF 2019.

No mês de fevereiro tem início a Escola Catequética que focará na 3ª etapa do nosso novo método, recordando que a Catequese para Adultos começou uma formação especial no mês de janeiro. Em várias paróquias teremos este ano, na Vigília Pascal, a Iniciação cristã de adultos. Isso acontecerá pela primeira vez em várias paróquias.  Este ano começaremos, em conjunto, Catequese crismal e Pastoral Vocacional, um trabalho especial de catequese e formação para os crismandos.

Em fevereiro, ainda, teremos CFPs focados na evangelização da juventude, tendo como pano de fundo o Documento final do Sínodo dos bispos para os jovens, realizado em outubro de 2018. A reunião formativa ampliada do nosso sub-regional SP 2, também tratará deste tema, tendo como assessor D. Eduardo Pinheiro, SDB, bispo de Jaboticabal e delegado da CNBB para o Sínodo. Logicamente, neste mês se retomam os encontros nos grupos de rua com o subsídio da Leitura Orante

No mês de março iniciaremos em comunhão com toda a Igreja o Tempo da Quaresma, caminhando para a Páscoa, centro de todo Ano Litúrgico. O lançamento da CF 2019 nas paróquias será na quarta-feira de cinzas. Depois de refletir e aprender sobre a Fraternidade e as políticas públicas, vamos retomar o tema nos CFPs de outubro.

No dia 05 de abril iniciaremos a caminhada rumo à celebração dos 40 anos da diocese de Guarulhos em 2021: tempo para refletirmos e avaliarmos nesta idade de maturidade a nossa caminhada evangelizadora. Uma das atividades programadas para a preparação desta data festiva, serão as Visitas Pastorais que farei a todas as paróquias da diocese, começando já em fevereiro deste ano.

A Semana Diocesana de Formação que acontecerá em julho na foranias será sobre as novas “Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora no Brasil 2019-2023” que serão refletidas e aprovadas na Assembleia Geral da CNBB no mês de maio.

O mês de outubro deverá ser marcado por um mês missionário especial, a pedido do Papa Francisco.  Durante o ano, sob a coordenação do COMIDI iremos nos preparar. Os CFPs de agosto nos ajudarão na organização.

Quantas coisas ainda a contemplar em cada paróquia, em cada comunidade! Somos uma Igreja em movimento e em saída. Deus seja louvado!

Por Dom Edmilson Amador Caetano, O.Cist, Bispo diocesano de Guarulhos e vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB. O artigo foi publicado no Jornal Folha Diocesana, Ano 22, nº 262.

 

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.