Artigos

O que nos espera em 2016?

O ano de 2016 apenas começou e já se anuncia turbulento. Temos em andamento um processo de impedimento da Presidente da República, que ainda fará falar muito; o Congresso Nacional está com várias frentes de crise e o Judiciário parece que vai ter muito protagonismo político.

A economia não promete vida fácil aos brasileiros; aumento de impostos, contas apertadas, inflação em crescimento, desvalorização do Real, desemprego à vista e prováveis agitações sociais por causa da vida dura generalizada. Haverá novos investimentos no Brasil ou o sistema produtivo será posto em leilão, com empresas estrangeiras sendo vendidas a preços de oportunidade?

Teremos um ano eleitoral, com as eleições municipais e veremos como o quadro político vai se recompor em meio à crise atual. Pode haver muitas surpresas. Mas teremos as olimpíadas no Rio e será festa por um mês… Tomara que sim; e que os atletas brasileiros deem alegrias ao povo.

A Igreja Católica está em pleno Ano Santo extraordinário da Misericórdia, convidando todos a acolherem o perdão de Deus e seu amor misericordioso; ao mesmo tempo, estimula a praticar as obras de misericórdia, seguindo a recomendação de Jesus: “sede misericordiosos como o Pai celeste é misericordioso.” O mundo anda tenso e cheio de conflitos: é preciso falar mais em perdão e reconciliação. Antes, porém, é preciso reconhecer que todos temos necessidade do perdão e da misericórdia de Deus. Não se perdoa, nem se é misericordioso pra valer, sem ter feito antes a experiência profunda do perdão recebido e da misericórdia infinita de Deus.

Neste ano, a Igreja no Brasil também convida a participar com Congresso Eucarístico Nacional de Belém, de 14 a 21 de agosto; a Eucaristia é o grande tesouro da Igreja, pois é o Sacramento do próprio Jesus Cristo, que continua a estar junto com a sua Igreja e se oferece por ela a Deus Pai, em sacrifício de perdão e de santificação. A Igreja faz a Eucaristia e a Eucaristia faz a Igreja.

De 26 a 31 de julho, será realizada a Jornada Mundial da Juventude em Cracóvia, na Polônia. Será um grande momento para a juventude e para toda a Igreja. As condições econômicas, talvez, impedirão a participação de muitos que gostariam de ir à Polônia e será uma pena. Mas dá-se um jeito e será possível participar também à distância. É só se organizar, montar o telão e convidar a turma para viver juntos os momentos mais importantes da Jornada.

Na Arquidiocese de São Paulo, ao mesmo tempo em que procuraremos viver intensamente o Ano Santo da Misericórdia, teremos a preparação do tricentenário do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida. A partir do primeiro domingo de maio, quando faremos a peregrinação arquidiocesana anual para o Santuário de Aparecida, várias “imagens peregrinas” da Padroeira do Brasil estarão passando de paróquia em paróquia para visitar o povo, confirmar na fé e confortar os filhos que lhe foram confiados pelo próprio Jesus, quando morria na cruz: “filho, eis a tua mãe; mulher, eis o teu filho”.

Será um ano difícil? Sob vários pontos de vista, parece que sim. Mas também poderá ser um ano de crescimento e amadurecimento para todos nós brasileiros. Procuraremos fazer o melhor que estiver ao nosso alcance e, em vez de exigir apenas que os outros cumpram bem o seu dever, também nós façamos o mesmo. Os tempos de crise podem revelar-se ocasiões para o crescimento, a criatividade e a busca de soluções. Talvez também sirvam para que caiamos na conta do muito que gastamos com coisas supérfluas…

E vamos confiando em Deus, que não nos abandona jamais. Pelo contrário: maiores são o sofrimento e a angústia, maior ainda é a certeza de que Deus está por perto. E o Ano Santo da Misericórdia nos ajudará a ser humildes e atentos às necessidades do próximo, que precisa ainda mais que nós. Feliz 2016 para todos os leitores!

Publicado no jornal O SÃO PAULO – Edição 3083 – 6 a 12 de janeiro de 2016

Cardeal Odilo P. Scherer, Arcebispo de São Paulo

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.