Artigos

“Jesus da gente”

O carnaval encerrou-se, o direito de ser feliz, não. Por isso, o “Jesus da Gente”, do pobre, excluído, discriminado e lascado, continua sendo cantado por quem sonha ser libertado. É o Jesus que ama, diferente daquele que reprime, aliena e condena. Ele mesmo disse aos fariseus que lhe pediam para calar os seus discípulos que o aclamavam: “Se eles se calarem, as pedras gritarão” (Lc 19,40). Se estes se calarem, Deus deixará de ouvir o grito de seu povo, que lhe clama em pranto, mesmo com dança e com canto? Jamais!

Felizmente, esse clamor emerge, também, da Igreja no Brasil, de modo especial na Quaresma que se inicia, por meio da Campanha da Fraternidade, a ela integrada. Quaresma é tempo oportuno para mudanças profundas. A sociedade se arma. A bondade proposta por Deus, desarma. Os mecanismos de morte se proliferam. A Igreja, inspirada no Evangelho de Cristo, promove a vida. Por isso, sua Campanha da Fraternidade, este ano, tem como tema a vida, como dom de Deus. Daí nosso compromisso em defendê-la.

O lema dessa Campanha, “Viu, sentiu compaixão e cuidou dele” (Lc 10,33-34), é a referência feita por Jesus à misericórdia do Bom Samaritano que socorreu o ferido à beira do caminho. Ele se fez próximo, foi compassivo e solidário. Essa Campanha é muito importante diante da vida, hoje, igualmente destruída, neste país com alto índice de miséria, desemprego, abortos, homicídios, feminicídios, suicídios, mortes por acidentes de trabalho e trânsito, degradação ambiental e descuido com a saúde pública.

A vida nesse contexto torna-se cada vez mais banalizada. Muitos, utilizando-se de mecanismos de poder, apropriam-se de mais recursos, lesam direitos, difundem preconceitos, promovem a cultura do ódio, nutrem conflitos e reprimem os que lutam pela justiça social e o bem comum. Cresce nesse caos, o individualismo e a indiferença. A vida perde sentido. Em resposta a esse desafio, a Igreja convida a sociedade toda a mudar de rumo, inspirando-se no amor misericordioso proposto e testemunhado por Cristo.

Essa Campanha da Fraternidade, além de propor ações em defesa da vida dos humanos, desde a fecundação até o seu fim natural, assume como desafio promover o cuidado de nossa “Casa Comum”, na perspectiva da ecologia integral, proposta pelo Papa Francisco. Sua Exortação Apostólica Pós-sinodal, “Querida Amazônia”, publicada no último dia 2 de fevereiro, se mostra muito oportuna neste contexto. Nessa breve Exortação, o Papa formula quatro grandes sonhos que a Amazônia lhe inspira:

“Sonho com uma Amazônia que lute pelos direitos dos mais pobres, dos povos nativos, dos últimos, de modo que a sua voz seja ouvida e sua dignidade promovida. Sonho com uma Amazônia que preserve a riqueza cultural que a caracteriza e na qual brilha de maneira tão variada a beleza humana. Sonho com uma Amazônia que guarde zelosamente a sedutora beleza natural que a adorna, a vida transbordante que enche os seus rios e as suas florestas.”  O Papa apresenta, afinal, seu sonho eclesial:

“Sonho com comunidades cristãs capazes de se devotarem e encarnarem de tal modo na Amazônia, que deem à Igreja rostos novos com traços amazônicos.” Na Amazônia plurirreligiosa, diz o Papa, “os crentes precisam encontrar espaços para dialogar e atuar juntos pelo bem comum e a promoção dos mais pobres”. Segundo ele, une-nos a fé em Jesus Cristo, o mandamento novo que Jesus nos deixou e a luta pela paz e a justiça. Enfim, na Amazônia e em toda parte se faz presente e nos encoraja o “Jesus da Gente”.

Jales, 26 de fevereiro de 2020.

Dom Reginaldo Andrietta, Bispo Diocesano de Jales

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.