Artigos

Evangelização na universidade

O ensino superior se constitui num importante espaço de ação missionária da Igreja. O Setor Universidades da CNBB, criado em 2007, tem procurado refletir sobre esta realidade da missão da Igreja, e incentivar e articular sua ação no âmbito universitário com várias iniciativas. Uma delas foi o Encontro de Paróquias Universitárias, realizado em Goiânia, de 27 a 29 de setembro.

O encontro teve como objetivo reunir as experiências existentes de paróquias pessoais universitárias, partilhá-las, e buscar as especificidades deste tipo de Paróquia como uma opção de evangelização no âmbito univertiário. O encontro reuniu representantes das Dioceses que contam com Paróquias Universitárias, como é o caso da Arquidiocese de São Paulo que tem a Paróquia Pessoal Universitária Coração Imaculado de Maria – PUC.   O texto de Estudos nº 104 da CNBB, “Comunidade de comunidades: uma nova paróquia” foi também a referência para as reflexões deste encontro, que contou com a assessoria do padre Luiz Catelan e da Ir. Eugênia Lloris, assessores das Comissões Episcopais para a Doutrina da Fé e para a Cultura e a Educação, respectivamente.

O Setor Universidades já havia publicado este ano o subsídio “O seguimento de Jesus Cristo e a ação evangelizadora no âmbito universitário” (Cf. Estudos da CNBB, 102). Este subsídio apresenta, inicialmente, o que é a pastoral universitária e quais são seus objetivos. Depois, aprofunda o que significa ser discípulos missionários no âmbito universitário. Finalmente, apresenta sugestões para responder às 5 “urgências” das Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil no âmbito  universitário, com orientações gerais e pistas para um trabalho de pastoral universitária.

Em vista da renovação das Paróquias, e de uma Paróquia sempre mais missionária, evangelizando em todos os âmbitos da vida da Paróquia, os subsídios citados podem ajudar ao trabalho de todas as paróquias, porque certamente em todas há universitários, jovens, professores ou dirigentes, e, de modo espeicial, às paróquias que têm em seu território alguma instituição de ensino superior!

Dom Tarcísio Scaramussa, SDB, Bispo Auxiliar de São Paulo e Secretário-Geral do Regional Sul 1 da CNBB

O artigo foi publicado em O SÃO PAULO.

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.