Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

A Igreja no Brasil nos propõe para bem viver o sentido do período quaresmal, a Campanha da Fraternidade (CF), que foi lançada na Quarta-Feira de Cinzas. Em 2022, com o tema “Fraternidade e Educação” e o lema “Fala com sabedoria, ensina com amor” (Pr 31,26). Todos nós discípulos e missionários de Jesus somos interpelados por três verbos, escutar, discernir e propor, ao longo desta caminhada.

A quaresma nos permite penetrar no ministério do próprio Cristo nosso Senhor, Redentor e Salvador, que vai se revelando na escuta da palavra, no discernimento e no cotidiano. A presença de Deus em nossas vidas se manifesta no ambiente de nossas famílias e ao seu entorno, com as comunidades que fazemos parte. É necessário ouvir o apelo da Igreja, escutar é um ato divino que nos ajuda caminhar e a atender as principais necessidades do próximo.

A CF é constituída de diversos materiais, entre eles o Manual e o Texto-Base, que apresentam o processo de discernimento, que envolve a escuta, sendo preciso ocorrer a sensibilidade, o envolvimento com a realidade e a tomada de decisões, necessário para encontrar o melhor caminho a trilhar para a construção de um projeto de vida no caminho do bem comum. O próprio Cristo se coloca diante da escuta das realidades das pessoas, dos grupos e também das multidões, ele aproxima, escuta e faz o discernimento ao coração de quem ele quer apresentar o caminho do reino do Pai. Cristo é o grande Mestre, educador que nos ensina com a sua própria vida, porque ele mesmo disse: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida” (Jo 14, 6).

“Somos convidados a ver a realidade da educação em diversos âmbitos, ilumina-la com a palavra de Deus, encontrando e redescobrindo meios eficazes que favoreçam processos mais adequados e criativos a fim de que ninguém seja excluído de um caminho educativo integral que humanize, promova a vida e estabeleça relações de proximidade, justiça e paz. A educação é um indispensável serviço à vida. Ela nos ajuda a crescer na vivência do amor, do cuidado e da fraternidade, ” Texto-Base.

Em 59 anos de Campanha da Fraternidade, essa será a terceira edição dedicada a educação, proposta impulsionada através do Pacto Educativo Global, convocado pelo Papa Francisco. Esse Pacto é um chamamento para que todas as pessoas do mundo, todas as instituições educativas, todos os governos e Igrejas priorizem uma educação humanista e solidária de modo a transformar pessoas e a sociedade, apresentando sete compromissos: 1º colocar a pessoa no centro de cada processo educativo, 2º ouvir as gerações mais novas, 3º promover a mulher, 4º responsabilizar a família, 5º se abrir a acolhida, 6º renovar a economia e a política e 7º cuidar do bem da casa comum.

A Diocese de Jales promoveu o Lançamento Público da CF em Fernandópolis na Paróquia Santa Rita de Cássia, com a presença dos padres, leigos representantes das comunidades e do Bispo Diocesano Dom Reginaldo. Que a campanha da fraternidade deste ano possa gerar inciativas de participação comprometidas com a realidade da educação. Que ao longo de 2022 vivamos um amplo processo de escuta, discernimento e ações relacionados a sua temática. Por isso, dizemos: “Fala senhor com sabedoria e ensina com amor”. Que o Cristo nosso mestre e educador abençoe nossas comunidades, quase-paróquias e paróquias. Portanto, toda a nossa Diocese de Jales neste tempo favorável da quaresma em sintonia com a Campanha da Fraternidade.

Pe. Mário Roberto Rodrigues Faria

Diocese de Jales

Assessor Diocesano da Campanha da Fraternidade