Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Dos dias 22 a 26 de junho, em comunhão com o Santo Padre, a Diocese de Osasco realizou o X Encontro Mundial das Famílias (EMF 2022), em nível diocesano. O tema central escolhido pelo Papa Francisco foi “Amor em família: vocação e caminho de santidade”.

 

À direita, Wilson Chagas e Angela Ferreira – casal coordenador diocesano da Pastoral Familiar. Reprodução Facebook

 

Neste ano de 2022, o encontro aconteceu no formato multicêntrico, a fim de possibilitar que mais pessoas, e em qualquer lugar do mundo, pudessem participar do evento. Neste sentido, as dioceses se mobilizaram para realizar ações relacionadas aos temas abordados no Congresso Teológico-Pastoral, em Roma.

Para o casal coordenador nacional da Pastoral Familiar, Luiz e Káthia Stolf, o evento foi “momento de graça, de alegria e de confraternização entre as famílias do mundo inteiro”. Eles consideraram uma alegria estar em Roma e sentiram-se privilegiados por participarem dos momentos com a presença do Papa Francisco.

Nos sentimos na obrigação de que tudo aquilo que recebemos aqui, num futuro próximo, podermos estarmos partilhando tudo com vocês”, disse Luiz, manifestando o desejo de que as partilhas e apresentações oferecidas durante o Congresso Teológico Pastoral possam chegar às dioceses e regionais do Brasil.

Na Diocese de Osasco, a Comissão Diocesana da Pastoral Familiar – Diocese de Osasco organizou uma programação especial que foi transmitida ao vivo pelas mídias sociais da Rádio Católica de Osasco, a rádio web da diocese.

O casal coordenador diocesano da Pastoral Familiar, Wilson Chagas e Angela Ferreira, juntamente com o casal convidado Antônio e Márcia Moraes fizeram as mediações das lives. As reflexões propostas para o encontro foram desenvolvidas por Pe. Carlos Eduardo – Assessor Diocesano da Pastoral Familiar, Pe. Vagner Moraes – Assessor da Pastoral Familiar na Região Pastoral Santo Antônio, Pe. Mauro Ferreira – Assessor do COMID (Comitê Missionário Diocesano), Pe. Fábio Rosário – Diretor Espiritual Diocesano do ECC (Encontro de Casais com Cristo) e Pe. Luiz Rogério Gemi – Coordenador Pastoral da Região Carapicuíba. Os temas apresentados durante a semana foram: ‘Igreja Doméstica e Sinodalidade’, ‘Amor em família, maravilhoso e frágil’, ‘Identidade e missão da família cristã’, ‘O catecumenato matrimonial’ e ‘A família, o caminho da santidade’.

Dom Frei João Bosco, Bispo Referencial da Pastoral Familiar para o Regional Sul I da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e bispo diocesano de Osasco, presidiu a missa de encerramento no dia 26 de junho, às 9h, na Catedral Santo Antônio.

Confira as fotos da missa de encerramento: Facebook.com/CatedralSantoDeAntonio 

 

Departamento de Comunicação da Cúria de Osasco