Notícias

“Vocação e Missão dos cristãos leigos” é tema da Assembleia das Igrejas em Itaici

DSC00971Dom Moacir Silva (ao centro), arcebispo de Ribeirão Preto e vice-presidente do Regional Sul 1 da CNBB presidiu nesta sexta-feira, 17 de outubro, às 14h30, a Celebração de Abertura da 36ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 que está sendo realizada em Itaici, Indaiatuba, SP.

Após a celebração, dom Moacir acolheu os participantes no auditório Rainha dos Apóstolos e justificou a ausência do presidente do Regional cardeal arcebispo dom Odilo Pedro Scherer, que se encontra no Vaticano participando do Sínodo das Famílias. Os trabalhos foram coordenados pelo secretário do Regional dom Tarcisio Scaramussa, que anunciou a pauta dos trabalhos desta Assembleia que tem como tema central “Vocação e Missão dos cristãos leigos numa paróquia missionária”.

O tema foi apresentado por dom Júlio Akamine, bispo auxiliar de São Paulo que interagiu com a assembleia usando a alegoria de um rio, desde a nascente até a sua foz, para que a reflexão do tema sobre o laicato também tivesse uma caminhada do nascedouro (documentos da Igreja) até sua realização.

Após a palestra, dividida em duas partes, foi aberta a palavra à assembleia, com várias pessoas apresentando sugestões ou comentando a apresentação de dom Júlio.

Os trabalhos foram encerrados com a celebração eucarística, presidida pelo bispo de Osasco, dom João Bosco Barbosa de Souza, OFM.

DSC00959
Os leigos, assumindo a missão da Igreja nos vários âmbitos de sua atuação e presença no mundo, contribuem para que a paróquia se renove e se torne realmente missionária

 De Itaici, Indaiatuba, diácono José Carlos Pascoal.

 

Tags

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.