Sub-Regiões

Sub-região SP 2 realiza Fórum das Pastorais Sociais

20130914_115456_reduzida
Ao centro, Dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes e Referencial das Pastorais Sociais da sub-região

Organizado pelo coordenador das Pastorais Sociais da diocese de Mogi das Cruzes, padre Ademir Andrade de Sá, foi realizado neste sábado, 14 de setembro, no Centro de Pastoral da Cúria Diocesana de Mogi das Cruzes, o Fórum das Pastorais Sociais da Sub-região SP 2. O evento teve a coordenação de dom Pedro Luiz Stringhini, bispo de Mogi das Cruzes e referencial das Pastorais Sociais da Sub-região.

Agentes de pastorais, organismos e movimentos sociais da Igreja marcaram presença, representando as 8 dioceses do sub-regional: Mogi das Cruzes, Osasco, Santos, Campo Limpo, São Miguel Paulista, Santo Amaro, Guarulhos e Santo André. Contou ainda com a participação do monsenhor Joaquim Henrique Camargo, sub-secretário executivo da Sub-região SP 2.

Após a oração inicial, da Festa da Exaltação da Santa Cruz, dom Pedro Luiz fez a acolhida e apresentação dos 30 agentes presentes. Falou da sua alegria em receber so agentes das pastorais sociais e da motivação para a retomada dos trabalhos do Fórum das Pastorais Sociais na Sub-região.

A reunião teve a assessoria do diácono José Carlos Pascoal, moderador do Fórum das Pastorais Sociais da CNBB Regional Sul 1, que falou sobre a organização, articulação e  objetivos do FPS. “Não é uma nova pastoral, nem um organismo centralizador do ou pautador do trabalho das pastorais sociais, mas o Fórum das Pastorais Sociais deve sempre ter o objetivo de articular com as pastorais sociais, para uma conheça o trabalho da outra, que sejam motivadas a participar de eventos em comum e de estarem abertas à participação de movimentos sociais fora da Igreja”, falou o diácono.

Na sequência, diácono Pascoal apresentou artigos da Carta Compromisso da 5ª Semana Social Brasileira, realizada em Brasília nos dias 2 a 5 de setembro, da qual participaram 10 delegados do Regional Sul 1. Após a apresentação, dom Pedro Luiz fez os encaminhamentos para que o Fórum e as Pastorais Sociais da Sub-região se articulem para levar adiante as propostas da 5ª Semana. Muitos agentes fizeram uso da palavra, refletindo o tema da reunião e os desafios do trabalho social da Igreja.

A sub-região São Paulo 2 compreende as Dioceses de Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo Amaro, Santo André. Santos e São Miguel Paulista.

A reunião foi encerrada com a bênção ministrada pelo bispo, seguida de almoço.

Texto de Diác. José Carlos Pascoal. crédito da foto: Maria Valéria Brandão Pastoral da Criança -São Miguel Paulista.

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.