Sub-Regiões

Sub-região Sorocaba se reúne em Itapeva

Na reunião, Dom José fez algumas reflexões sobre a Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos

Foi realizada nesta quinta-feira (29), na Cúria Diocesana de Itapeva (SP), a última reunião de 2012 da Comissão Episcopal da Sub-região pastoral Sorocaba da CNBB, Regional Sul 1. A reunião foi coordenada pelo padre Manoel César de Camargo Júnior, coordenador de Pastoral da Arquidiocese de Sorocaba, que justificou a ausência do presidente da Comissão Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues.

 A apresentação do tema foi feita por Dom José Moreira de Melo, bispo de Itapeva, que fez reflexões sobre alguns itens com o uso do “Datashow”. Suas reflexões tiveram por base a 13ª Assembleia Ordinária do Sínodo dos Bispos, realizada recentemente no Vaticano. “Assim como o texto do Evangelho de João, do encontro de Jesus com a samaritana no poço (Jo 4, 1-42), que levou pessoas ao encontro de Jesus, também a Nova evangelização tem essa proposta: levar pessoas para conhecer Jesus”, disse.

 Dom José Moreira falou também que nós precisamos ser evangelizados para levar em frente a missão de anunciar: “Devemos nos abrir à conversão, aproveitando as novas oportunidades para a evangelização no mundo de hoje”. “A novidade do Sínodo é colocar em prática a Nova evangelização”, completou. Nas manifestações dos demais participantes da reunião, destacaram-se: preocupação com a evangelização dos jovens, em especial nos meios universitários; agir imediatamente na opção prática da evangelização que é a rede de comunidades – “Comunidade de Comunidades”; preocupação com a formação de novos presbíteros, para que não priorizem somente a Liturgia Sacramental, mas aplicar o sentido teológico da Liturgia que é: celebrar o que se vive, viver o que se celebra, indo ao encontro dos pobres; a Nova Evangelização é na verdade a Evangelização de sempre da Igreja – a Igreja sempre foi missionária. O que se pede é a atualização dos métodos de evangelização.

 Na reunião foi feita também a avaliação da Assembleia das Igrejas, realizada de 19 a 21 de outubro de 2012 em Itaicí, Indaiatuba, considerada positiva pelos testemunhos dos jovens, mas com pouco espaço de participação da assembleia. Foi anunciado também o calendário para 2013, após serem feitas alterações: 22 de fevereiro, em Sorocaba; 17 de maio em Jundiaí; 5 de setembro em Itapetininga, e 14 de novembro em Registto.

Participaram da reunião: Dom Vicente Costa, bispo de Jundiaí; Dom Gorgônio Alves da Encarnação Neto, bispo de Itapetininga, Dom José Luiz Bertanha, bispo de Registro, Padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida (Jundiaí); Padre Edson Lúcio de Meira (Itapetininga); Padre Onésio Ferreira Filho (Registro); Padre Cícero Martins Vieira (Itapeva), padres convidados de Sorocaba e Itapeva. O diácono José Carlos Pascoal representou a CRD Sul 1. O encontro foi registrado pela equipe da Rede Vida de Televisão da diocese de Itapeva. A reunião terminou com almoço oferecido pela equipe da Cúria diocesana de Itapeva.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.