Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

DSC03081As pistas de ação definidas na 36ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB, realizada nos dias 17 a 18 de outubro no Centro de Espiritualidade Inaciana de Itaici, Indaiatuba (SP), que teve como tema central “Vocação e Missão dos cristãos leigos numa paróquia missionária”, foram destaques na pauta da reunião da Comissão Episcopal da Sub-região pastoral Sorocaba, realizada no dia 20 de novembro, das 9h as 12h, em sala da Cúria Diocesana de Itapetininga.
Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo de Sorocaba e presidente da Sub-Região coordenou a reunião e falou da necessidade “de fortalecer os grupos de leigos nas suas áreas de atuação profissional, para levar a mensagem do Evangelho, promover crescimento espiritual e ação pastoral na sociedade”. “A atuação do cristão leigo e leiga no mundo é de fundamental importância para a missão e evangelização em todas as camadas da sociedade”, completou dom Eduardo.
Os leigos participantes da reunião como convidados, deram testemunhos de transformação através da ação missionária. “O chamado de Cristo para a dimensão missionária dá condição de anunciar com alegria e testemunhar a mudança de vida que a missão proporcionou”. Padre José Eugênio Fávero, da arquidiocese de Campinas e um dos articuladores do COMIR Regional Sul 1, falou das atividades do organismo missionário e do Projeto Sul 1/Norte 1. Questionou também sobre o significado de missão: “É preciso definir o que significa Missão e o que significa Atividade Missionária”. Dom Vicente Costa, presidente do COMIRE Sul 1 explicou que atividade missionária é o “fazer” e Missão é “testemunho”.
A Assembleia extraordinária do Sínodo sobre a Família foi tema de reflexão por parte dos bispos. Falou-se também sobre a dificuldade de abrir um processo de nulidade matrimonial, o que tem tirado de casais a possibilidade de regularizarem suas situações conjugais.
Participaram da reunião: Dom Eduardo (Sorocaba), Dom Vicente (Jundiaí), Dom Gorgônio Alves da Encarnação (Itapetininga), Dom José Luiz Bertanha (Registro)a e Dom José Moreira (Itapeva), além dos padres coordenadores de pastoral, diácono José Carlos Pascoal (CRD Sul 1), leigos e leigas coordenadores da Ação Missionária nas dioceses. A reunião encerrou-se com almoço, oferecido pela Cúria Diocesana de Itapetininga. A próxima reunião foi marcada para 05 de março de 2015 na diocese de Registro. Dom José Luiz Bertanha foi indicado pela Comissão Episcopal da Sub-região como futuro presidente, substituindo dom Eduardo Benes.
A sub-região pastoral Sorocaba abrange as dioceses Itapetininga, Itapeva, Jundiaí, Registro, além da arquidiocese de Sorocaba.
De Itapetininga, diácono José Carlos Pascoal.