Sub-Regiões

Sub-região Sorocaba faz reflexão das pistas de ação da Assembleia das Igrejas do Regional

DSC03081As pistas de ação definidas na 36ª Assembleia das Igrejas Particulares do Regional Sul 1 da CNBB, realizada nos dias 17 a 18 de outubro no Centro de Espiritualidade Inaciana de Itaici, Indaiatuba (SP), que teve como tema central “Vocação e Missão dos cristãos leigos numa paróquia missionária”, foram destaques na pauta da reunião da Comissão Episcopal da Sub-região pastoral Sorocaba, realizada no dia 20 de novembro, das 9h as 12h, em sala da Cúria Diocesana de Itapetininga.

Dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo de Sorocaba e presidente da Sub-Região coordenou a reunião e falou da necessidade “de fortalecer os grupos de leigos nas suas áreas de atuação profissional, para levar a mensagem do Evangelho, promover crescimento espiritual e ação pastoral na sociedade”. “A atuação do cristão leigo e leiga no mundo é de fundamental importância para a missão e evangelização em todas as camadas da sociedade”, completou dom Eduardo.

Os leigos participantes da reunião como convidados, deram testemunhos de transformação através da ação missionária. “O chamado de Cristo para a dimensão missionária dá condição de anunciar com alegria e testemunhar a mudança de vida que a missão proporcionou”. Padre José Eugênio Fávero, da arquidiocese de Campinas e um dos articuladores do COMIR Regional Sul 1, falou das atividades do organismo missionário e do Projeto Sul 1/Norte 1. Questionou também sobre o significado de missão: “É preciso definir o que significa Missão e o que significa Atividade Missionária”. Dom Vicente Costa, presidente do COMIRE Sul 1 explicou que atividade missionária é o “fazer” e Missão é “testemunho”.

A Assembleia extraordinária do Sínodo sobre a Família foi tema de reflexão por parte dos bispos. Falou-se também sobre a dificuldade de abrir um processo de nulidade matrimonial, o que tem tirado de casais a possibilidade de regularizarem suas situações conjugais.

Participaram da reunião: Dom Eduardo (Sorocaba), Dom Vicente (Jundiaí), Dom Gorgônio Alves da Encarnação (Itapetininga), Dom José Luiz Bertanha (Registro)a e Dom José Moreira (Itapeva), além dos padres coordenadores de pastoral, diácono José Carlos Pascoal (CRD Sul 1), leigos e leigas coordenadores da Ação Missionária nas dioceses. A reunião encerrou-se com almoço, oferecido pela Cúria Diocesana de Itapetininga. A próxima reunião foi marcada para 05 de março de 2015 na diocese de Registro. Dom José Luiz Bertanha foi indicado pela Comissão Episcopal da Sub-região como futuro presidente, substituindo dom Eduardo Benes.

A sub-região pastoral Sorocaba abrange as dioceses Itapetininga, Itapeva, Jundiaí, Registro, além da arquidiocese de Sorocaba.

De Itapetininga, diácono José Carlos Pascoal.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.