Sub-Regiões

Sub-Região Pastoral promove Encontro Missionário em Osasco

comire1_reduzida
Com muita alegria os participantes foram acolhidos com cantos e a oração inicial, propiciando um ambiente festivo

Foi realizado neste domingo (15),  na Catedral de Santo Antonio, Diocese de Osasco,  8º Encontro Missionário, promovido pela sub-região SPII. O objetivo foi discutir o tema “Espiritualidade e Missão”. Estiveram presentes ao encontro, o Bispo Diocesano de Osasco, dom Ercílio Turco, a equipe executiva do Conselho Missionário Regional (Comire) e agentes dos Comidis da região.

O Padre José Rocha (CP), abordou o tema: “Espiritualidade e Missão”. Segundo o assessor a “Espiritualidade não é a nossa vida interior. Se nós somos comprometidos e nos pautamos conforme a fé, a nossa espiritualidade é a totalidade da nossa vida. O missionário anuncia sua experiência com a pessoa de Jesus, só assim assume ao chamado e deixa o seu eu e se entrega aos irmãos da periferia”.

Salientou que “entramos na vida do outro pelo coração (apaixonar) e não pela imposição. Nós não vamos a Deus, todos já estamos dentro de Deus. Ele já está em diálogo com o povo. O serviço missionário não é interpor-se entre Deus e o povo, mas facilitar e ajudar nesse diálogo”.

Em sua palestra no encontro, ele ressaltou ainda a que a Mística é o reflexo da compreensão do divino e do humano que vai se revelar no nosso modo de ser, de entender e de se relacionar. Não é palpável, mas é algo que se vive. “Quando vivo a ascese e a mística, vivo a mistagogia que é a experiência de Deus”, disse.

Ele deu destaque ao «Kerigma» (anúncio) que se divide em três partes: 1) abrem-se os olhos, 2) arde-se o coração e 3) corre-se para anunciar aos outros.

O padre encerrou sua palestra recordando Dom Helder Câmara: “Ser missionário é partir, caminhar, deixar tudo, sair de si, quebrar crosta do egoísmo que nos fecha no nosso eu, então missão é partir até os confins do mundo”.

A sub-região São Paulo 2 compreende as Dioceses de Campo Limpo, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Osasco, Santo Amaro, Santo André. Santos e São Miguel Paulista.

O Encontro encerrou-se com a Celebração da Eucaristia.

bispo_reduzda
Dom Ercilio acolheu a todos com entusiasmo e abençoou o Encontro
assessor_assessor
O Padre José Rocha, abordou o tema: “Espiritualidade e Missão”.

Texto e foto: César Henrique de Campos, do Comire

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.