Sub-Regiões

Sub-região Campinas realiza Encontro Ampliado

DSC01204No dia 26 de julho a Sub-Região Pastoral Campinas realizou um Encontro Ampliado dos Coordenadores Diocesanos das Atividades Pastorais Movimentos e Serviços das  dioceses que compõem a Sub-Região.

O encontro, que aconteceu em Limeira, na Comunidade Bom Jesus, foi presidido por Dom Vilson Dias de Oliveira, Presidente da Sub-Região Campinas e Bispo de Limeira, e teve participação do Arcebispos Metropolitano de Campinas, Dom Airton José dos Santos; Dom Sérgio Aparecido Colombo, Bispo de Bragança Paulista, os presbíteros coordenadores diocesanos de pastoral e leigos e leigas das 6 dioceses, num total de 146 participantes. Dom Pedro Carlos Cipollini (Bispo de Amparo) e Dom Paulo Sérgio Machado (Bispo de São Carlos) justificaram as ausências.

Este encontro, realizado a partir da sugestão dos bispos, vinha sendo organizado pelos padres coordenadores diocesanos de pastoral desde o mês de março e teve por objetivo possibilitar através da reflexão sobre a caminhada eclesial e da partilha das experiências de cada diocese, o propósito de caminharmos pastoralmente em sintonia num momento eclesial que tem favorecido várias iniciativas pastorais das Igrejas particulares.

Em sintonia com esse objetivo o tema escolhido foi “Igreja em missão: de Aparecida a Francisco (Caminhos e Possibilidades)” e contou com a assessoria do Prof. Dr. Pe. Paulo Sérgio Lopes Gonçalves, do clero de Limeira e da PUC Campinas, que, de forma brilhante, expôs o conteúdo colocando em relevância os caminhos que a Igreja no Brasil tem trilhado no período da realização da Conferência de Aparecida (2007) ao início do pontificado do Papa Francisco, e a preciosa contribuição da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do papa Francisco, à luz dos 50 anos do Concílio Vaticano II.

As dioceses apresentaram, em síntese, um painel das principais iniciativas pastorais que têm realizado nesse período e, através da reflexão em grupos, cada uma apresentou 3 “possibilidades pastorais” para encaminhamento na sua realidade diocesana específica. Essas “possibilidades” apontaram na direção da conversão pastoral, da renovação missionária das paróquias, do fortalecimento dos organismos de articulação e espaços de comunhão das Igrejas particulares (Conselho Diocesano de Pastoral, Conselho Regional de Pastoral e Conselho Pastoral Paroquial), a presença solidária junto aos pobres e nas periferias humanas, dentre outros destaques.

Ao final, o Pe. Paulo Sérgio fez algumas considerações dessas possibilidades, através de uma breve análise pastoral, indicando pistas para sua operacionalização.

A sub-região Campinas compreende as Dioceses de Amparo, Bragança Paulista, Limeira, Piracicaba e São Carlos, além da Arquidiocese de Campinas.

DSC01206
Em pauta, Documento de Aparecida e a Exortação Apostólica Evangelii Gaudium, do papa Francisco

De Limeira Antônio Caetano de Lima, leigo e Secretário Executivo da Sub-Região Campinas.

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.