Sub-Regiões

Sub-região Campinas promoveu Encontro Ampliado das Pastorais

encontro sub região 3No sábado, 26 de julho, na Comunidade Senhor Bom Jesus, da Paróquia São Benedito (cidade de Limeira) encontraram-se as lideranças de diversas pastorais das seis dioceses que compõem a Sub-Região Pastoral Campinas, sendo elas: Campinas, Bragança Paulista, Amparo, Piracicaba, São Carlos e Limeira.

 Mais de 120 membros das destacadas dioceses representando as Pastorais, Movimentos e serviços, dentre elas: Pastoral Vocacional, Pastoral Familiar, Setor Juventude, Catequese, COMIDI, Pastoral da Criança, Pastoral Vocacional (Serviço de Animação Vocacioanl), Pastoral da Sobriedade, Campanha da Fraternidade, Liturgia, PASCOM, entre outras, passaram por um momento de partilha e atualização das devidas pastorais para melhor organizar e integrar a Sub-Região Pastoral.

O evento contou, ainda, com as presenças de Dom Sérgio Colombo, Bispo Diocesano de Bragança Paulista, que na ocasião deu início à função que passou a assumir deste a última Assembleia do Regional Sul 1 da CNBB: a Presidência da Sub-Região Pastoral Campinas; Pe. Eder Doniseti Justo – Subsecretário de Pastoral, demais padres coordenadores diocesanos de pastoral e, a valiosa colaboração de Antonio Caetano de Lima (Toninho), leigo da Diocese de Limeira, que fez uma interessante exposição sobre o tema: “Organização e Estruturas Pastorais a Serviço de uma Igreja em estado Permanente de Missão”.

encontro sub regiao 2
Dom Sérgio Colombo, deu início à função de Presidente da sub-região, assumida deste a última Assembleia Regional

Durante o encontro, todos tiveram a oportunidade de se manifestar e partilhar a caminhada pastoral de cada diocese; a troca das diversas experiências foi bastante proveitosa. Iluminados pelas palavras do Papa Francisco: “o todo é mais do que a parte, sendo também mais do que a simples soma delas. Portanto, não se deve viver demasiado obcecado por questões limitadas e particulares. É preciso alargar sempre o olhar para reconhecer um bem maior que trará benefícios a todos nós” (Evangelli Gaudium), todos saíram do Encontro com o propósito de encontrar caminhos que favoreçam ainda mais a articulação e caminhada conjunta da Pastoral na Sub Região Campinas.

Com um grande sentimento de comunhão eclesial, todos se mostraram muito satisfeitos e animados durante o encontro e, com certeza, voltaram para suas respectivas dioceses com a consciência do muito que já se faz e do quanto ainda podemos avançar, sempre unidos e perseverantes.

De Limeira,  Rafael Virgolin, Seminarista 1º Ano de Filosofia

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.