Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

No último 13 de Maio, dia simbólico de luta do povo negro, em que se faz memória da libertação dos escravos, e que também se celebra Nossa Senhora de Fátima, as pastorais e organismos eclesiais sociais, CJP, 6ªSSB, CEBs e CNLB, estiveram reunidas no I Forum das Pastorais Sociais da Sub-Região Botucatu, nas Caritas de Marilia, das 08h às 13h. Este encontro aprovado na reunião dos bispos da província, foi um momento de articulação das pastorais sociais, como sugere as pistas de ação da Campanha da Fraternidade 2023. Houve a participação de quase 100 pessoas, entre leigos, padres, diáconos e presbíteros de todas as dioceses da sub-Região. A condução dos trabalhos ficou sob a responsabilidade da equipe da 6ª Semana Social Brasileira da sub-Região, formada por Pe. Anatoli, Pe. Tiago, Fatima, Luiza e Alex.

Após a oração e acolhida conduzida pela Lourdinha, das CEBs e CPT de Lins, e do diácono Marcos Bonini, da Comissão de Justiça e Paz de Lins, o Padre Anatoli Konstantin Gradiski, secretário da sub-Região, e Pe Tiago Barbosa, da equipe da PASCOM Sul I, fizeram a apresentação dos trabalhos. Em seguida, Fatima Ferre, do CNLB Bauru e Regional, conduziu a “memória da caminhada” das pastorais sociais. Em continuidade, Alex de Souza Rossi, das CEBs e Comissão de Justiça e Paz de Lins, preparou uma reflexão sobre o histórico, sentido e pilares das pastorais sociais. Após um café, Luiza Camargo, da Pastoral da Juventude e Comissão de Justiça e Paz do Regional, conduziu o trabalho em grupo no qual foi discutido os rostos que precisamos ter mais atenção em nossa sub-região e a metodologia para articulação das pastorais sociais na sub-Região. Outro momento foi a plenária e partilha dos grupos. Foi solicitado que o encontro se repetisse outras vezes e foi aprovado que o grupo faria uma carta síntese como os relatórios dos grupos para enviar aos senhores bispos da sub-Região. Para finalizar, todos se confraternizaram num gostoso almoço preparado e servido pela equipe da Paróquia de Santa Rita de Cassia de Marília.

No ambiente do encontro, o girassol ao centro, símbolo da 6ª Semana Social Brasileira, e também a flor que busca a luz que é Cristo Jesus, junto com as bandeiras da caminhada e elementos da natureza, mostravam a sintonia das Pastorais e Organismos Sociais da Igreja com a Páscoa de Jesus Cristo, o cuidado da Casa Comum e a promoção da vida plena para todos e todas, num grande mutirão pela vida, para que todos tenham terra, trabalho e teto.

 

 

 

Fotos: Luiza Camargo (SSB)