Pastorais e Organismos

Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional promoveu live

Live discutiu a Construção do Projeto Pessoal de Vida para o Discernimento Vocacional

Neste ano, devido à crise sanitária causada pela pandemia do novo Coronavírus (COVID-19), não foi possível a realização da tradicional Assembleia do Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional (SAV/PV).

O Regional Sul 1, por meio do Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional, promoveu, no dia 13 de março, uma live, no qual foram convidados todos os animadores vocacionais do Estado de São Paulo. O tema foi: “Construção do Projeto Pessoal de Vida para o Discernimento Vocacional”. A assessoria foi do Pe. Valdecir Ferreira, que é Presbítero da Diocese de Apucarana  (PR). O sacerdote já foi assessor da Comissão dos Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada (CMOVIC) e durante muito tempo trabalhou de forma intensa na formação e animação vocacional de sua Diocese.

A live começou às 14h30 do horário de Brasília e contou com a presença de toda a Comissão do Serviço de Animação Vocacional / Pastoral Vocacional (SAV/PV) do Regional Sul 1, bem como de Dom Moacir Silva, Arcebispo de Ribeirão Preto, Presidente da CMOVIC do Regional e Referencial do SAV/PV.

O assessor, Pe. Valdecir, primeiramente apontou a necessidade de cada animador (a) Vocacional, ter clareza e viver o seu Projeto Pessoal de Vida (PPV), para que em um segundo plano tenha condições de propor aos seus interlocutores. Depois, proporcionou a reflexão acerca da construção de um projeto pessoal que seja na vida, observando as necessidades e prioridades que cada um vive no determinado momento de sua existência. Também, desafiou os participantes com o questionamento a respeito do abandono tão frequente do PPV. A consequência que leva a esta atitude é a falta de convicção e perseverança. Por fim, ainda apresentou modelos para a construção de um Projeto Pessoal na vida, que seja autêntico e ao mesmo tempo profundo.

O terceiro momento da live, foi um espaço destinado a questionamentos que os participantes poderiam dirigir ao assessor. Com igual dinamismo e clareza, a assessoria respondeu a todas as perguntas, que auxiliaram ainda mais no aproveitamento do encontro. Após considerações finais, agradecimentos e comunicados realizados pelo Monsenhor José Eduardo e o Pe. Luciano Alves dos Reis; as Irmãs Franciscanas Filhas da Divina Providência fizeram um momento de animação, com o canto por uma grande missão. Dom Moacir conduziu a oração final e deu a Benção.

“A live contou com aproximadamente 90 animadores (as) Vocacionais. Assim como, partilhamos a alegria de destacarmos a presença significativa de muitos religiosos (as) de especial consagração, até mesmo alguns de outros Regionais”, disse o vice-coordenador Pe. Luciano.

O Serviço de Animação Vocacional e Pastoral Vocacional tem como objetivo promover em todas as Dioceses, uma animação que desperte em todas as vocações a cultura vocacional.

Com informações e fotos da Comissão SAV/PV do Regional Sul 1

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.