Notícias

Seminaristas do Regional Sul 1 participam do II Congresso Missionário Nacional

foto
Seminaristas do Regional Sul1

Nos dias 09 à 12 de julho de 2015 em Belo Horizonte/MG na PUC-Minas foi realizado o 2º Congresso Missionário Nacional de seminaristas no qual 260 seminaristas inscritos de todo o Brasil e mais de 300 participantes, entre, reitores de seminários, formadores, bispos e convidados. Esteve presente na capital mineira, colaborando na organização do evento, o secretário nacional da Pontifícia União Missionária, padre Jaime C. Patias, membro da equipe de coordenação do Congresso; o secretário nacional da Obra da Propagação da Fé e Juventude missionária (JM), Guilherme Cavalli e o secretário nacional da Infância e Adolescência Missionária (IAM), padre André Luiz de Negreiros. Além de bispos, padres e leigos representando órgãos missionários da Igreja do Brasil.

O Congresso teve três palavras-chaves: caminho, encontro e conversão

“Os desafios da Missão para a formação do missionário presbítero”, foi o primeiro tema da conferência do Congresso, realizada por D. Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís (MA) e presidente da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Eclesial da CNBB e a segunda conferência “Visão dos leigos e leigas sobre a formação do presbítero”, com Marilza Lopes Schuina, presidente do Conselho Nacional de Leigos e Leigas do Brasil (CNLB).
No sábado, os congressistas receberam conferências realizadas pelo Cardeal D. Cláudio Hummes, arcebispo emérito de São Paulo (SP) e presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da CNBB. E em seguida, “A missão ad gentes no ministério do missionário presbítero”, com o Pe. Estêvão Raschietti, SX, secretário executivo do Centro Cultural Missionário (CCM).

“O Conselho Missionário de Seminaristas (Comise)”, foi o tema da exposição do Pe. Jaime C. Patias, PIME (IMC), secretário Nacional da Pontifícia União Missionária. Em seguida, o congresso apresentou o testemunho de alguns seminaristas após a implementação desse conselho nas suas respectivas casas de formações e atuação na diocese ou realidades contrárias.

Em todos os dias do congresso, os seminaristas participavam de orações e da celebração eucarística, pois ficou muito claro para todos que participavam desse evento, realizasse missão, apenas aquele que contempla, somos apenas colaboradores de Cristo.

No último dia, o dia do envio, após participarem de uma caminhada no Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade em Caeté, a 48Km de Belo Horizonte. Foi presidida a celebração pelo Arcebispo de Belo Horizonte D. Walmor Oliveira de Azevedo, concelebrada por D. Esmeraldo Barreto de Farias, bispo auxiliar da Arquidiocese de São Luís (MA) e referencial da Comissão para a Ação Missionária da CNBB, D. José Lanza Neto, bispo da Diocese de Guaxupé (MG), Pe. Camilo Pauletti, diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, Pe. Nivaldo Ferreira dos Santos, presidente Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB), além de 25 presbíteros presentes.

seminaristas2
Em frente a Ermida da Padroeira do Estado de Minas Gerais, momento muito forte de envio dos seminaristas do Brasil

D. Walmor Azevedo, destacou em sua homilia, o esforço necessário para que o processo formativo dos seminários seja qualificado e contemple o sujeito em todas suas dimensões. Assim como a corresponsabilidade entre seminaristas e formadores na construção de um missionário presbítero. “Um coração missionário é construído pouco a pouco e para isso é preciso um trabalho conjunto entre equipe formadora e o próprio seminarista. Por isso e para isso, queremos que este encontro seja muito fecundo e abençoado para todos que participaram e para os reitores que aguardam os que retornam”.

Após a missa em procissão deixou o Santuário (Igreja Nova) ao som da banda marcial e se direcionou até a ermida de Nossa Senhora da Piedade. Os seminaristas reafirmaram sua missão, com o envio realizado por D. Walmor nas palavras do profeta de nossos tempos D. Helder Camara, que “missão é partir até os confins do mundo”.

Carta-compromisso dos seminaristas congressistas aos irmãos de Seminário, senhores Bispos e Formadores de todo Brasil

Agradecemos aos seminaristas da Diocese de Limeira (SP), Weliton Osmaré e Alexander Silva pelo material cedido. Com informações da POM (Pontifícias Obras Missionárias)

Adicionar Comentário

Clique aqui para comentar

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.