Nesta segunda-feira (30), os seminaristas da Etapa da Configuração da Diocese de São da Boa Vista se reuniram para partilhar a experiencia da III Formação Missionária de Seminaristas (FORMISE) e do IV Congresso Missionário Nacional de Seminaristas (COMINSE).

A III FORMISE aconteceu nos dias 02 e 03 de julho na da Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção das Pontifícias Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). E desejou despertar nos seminaristas a consciência missionária a partir do tema “Missão e pós-modernidade” e do lema “Ide sem medo para servir (Papa Francisco)”.

O IV COMINSE aconteceu entre os dias 11 a 17 de julho em João Pessoa, na Arquidiocese de Paraíba. O congresso teve como tema “Missão ad gentes na formação de seminaristas” e o lema “Sereis minhas testemunhas até os confins da terra” (At 1,8).

Na partilha, o seminarista Marcus Vinicius da Silva, coordenador do COMISE do Regional Sul 1, destacou que essas atividades desejaram animar e aprimorar a formação missionária dos futuros presbíteros da Igreja no Brasil, de tal forma que os seminaristas possam viver um verdadeiro espírito missionário.

Ainda, foi recordado a importância do Conselho Missionário de Seminaristas (COMISE) no processo formativo dos futuros presbíteros: “o COMISE é o organismo encarregado da animação, formação, articulação e cooperação missionária de seminaristas diocesanos e alunos das casas de formação religiosa” (Art. 4, Regimento interno do COMISE).

Por fim, foi um momento oportuno para rezar e refletir a identidade da igreja peregrina, enquanto missionária por sua natureza (AG, 2).