Sem categoria

Semana Missionária na Diocese de Jundiaí

IMG_4564
Dom Vicente presidirá missa de envio dos jovens peregrinos e estrangeiros nesta sexta-feira, 19

Há poucos dias do início da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Rio de Janeiro, com a presença do Papa Francisco, a Semana Missionária da Juventude da Diocese de Jundiaí ¬– que começou no dia 13 de julho e encontra-se em andamento , foi uma verdadeira celebração de fé da juventude diocesana, comprovando a forte presença de Jesus Cristo entre os jovens.

As atividades foram programadas para acontecer nas dez regiões pastorais, nas 11 cidades e nas 64 paróquias da Diocese, envolvendo não apenas a juventude das comunidades paroquiais, mas todo o povo de Deus da Diocese de Jundiaí.

As primeiras ações contaram com grande concentração de jovens de 43 paróquias das cidades de Cajamar, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jundiaí, Louveira e Várzea Paulista, na manhã do sábado, dia 13, na Praça Floriano Peixoto, na região central de Jundiaí, e uma caminhada pela Avenida Nove de Julho, também em Jundiaí, no domingo dia 14.

Foram momentos de oração, música e dança, que trouxeram alegria e descontração, próprias da juventude, comprovando a espiritualidade desses jovens, que, em sua maioria, preparavam-se também para participar da JMJ no Rio de Janeiro. No sábado, o evento culminou com o abraço à Catedral Nossa Senhora do Desterro.

Na noite do sábado, cada região pastoral realizou a missa de abertura da Semana Missionária, reunindo grande número de jovens das paróquias que compõem a região. As missas foram muito animadas e marcadas pela alegria contagiante dos jovens e por testemunhos de fé.

Com o mesmo entusiasmo, cerca de 1500 jovens se reuniram para a Caminhada Jovem com o tema: “Bote Fé na Vida – Sou Jovem, a construir um mundo novo”. Após calorosa acolhida dos jovens, no momento da saída, o Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa, falou “Nós, que iremos à Jornada da Juventude, somos os 72 discípulos que Jesus enviou para anunciar o Evangelho. Encontraremos dificuldades, mas com a certeza de que encontraremos o Reino de Deus. Aceitemos a missão que está preparada para nós no Rio. Conduzidos pelo Espírito Santo, venceremos qualquer dificuldade”, e desejou uma boa caminhada a todos.

Depois de caminhar por cerca de três quilômetros, na chegada ao Jardim Botânico, os jovens receberam um kit-lanche, cantaram e dançaram durante as apresentações dos Ministérios de Música “Unidos por Cristo”, da Comunidade Aliança da Paróquia Cristo Redentor, em Várzea Paulista, e “Jovens e Adolescentes Unidos no Amor de Cristo”, da Paróquia São João Bosco, em Jundiaí.
Um forte momento de espiritualidade se deu na noite da terça-feira, dia 16 de julho, durante a Adoração ao Santíssimo Sacramento realizada em cada região pastoral. Além de permanecerem em adoração a Jesus presente na Eucaristia, intercedendo pelo êxito da JMJ e pela juventude do mundo inteiro, os jovens também fizeram um ato de consagração a Nossa Senhora, pedindo a sua proteção e indicando o desejo de imitá-la no seguimento de seu Filho, Jesus.

Tudo foi acompanhado de perto pelo organizador da Semana Missionária da Juventude na cidade de Jundiaí, padre Antonio Carlos dos Santos, e padre Julio César de Macedo Souza, assessor diocesano do Setor Juventude.

A Missa de Envio dos jovens peregrinos diocesanos e estrangeiros, acolhidos pela Diocese, é o último ato da Semana Missionária da Juventude da Diocese de Jundiaí, e acontece nesta sexta-feira, 19 de julho, no Parque Comendador Antônio Carbonari (Parque da Uva). A missa será celebrada em quatro línguas; português, inglês, italiano e espanhol.

Para a celebração são esperados 5 mil jovens diocesanos e estrangeiros de diversas nacionalidades.
A missa será presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Vicente Costa. Padres diocesanos e padres acompanhantes dos grupos de peregrinos estrangeiros em visita à Diocese são convidados a concelebrar.

 

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.