Destaques Igreja no Brasil

Secretários executivos se reúnem para Encontro Anual, pelo segundo ano consecutivo de forma virtual

Os secretários executivos dos 19 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos na quarta-feira, 14 de julho, para o encontro anual. Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa aconteceu de forma virtual, por causa da pandemia da Covid-19.

Segundo o padre Marcus Barbosa Guimarães, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, muitos temas, desafios e oportunidades foram compartilhados nesse encontro.

De acordo com ele, os encaminhamentos mais centrais foram: “a necessidade de nosso bom envolvimento no processo do Sínodo 2023; termos uma mais profunda formação sobre a Lei de Proteção de Dados; incentivarmos em nossos regionais a proposta da Economia de Francisco e Clara; trabalharmos em nossos encontros, com mais tempo, temas mais urgentes relacionados especificamente à nossa missão de secretários e secretárias executivos regionais”, explicou.

“O grupo é fabuloso! Louvo a disponibilidade, alegria e comprometimento desses secretários e secretarias regionais. Essa generosidade dos participantes é que faz o nosso trabalho fluir, com mais leveza e solidariedade”, disse.

A reunião teve também como finalidade conhecer a realidade local de cada Regional e partilhar experiências. O diácono Francisco Andrade de Lima, secretário executivo do Regional Norte 1 da CNBB, afirmou que o momento foi de partilha, reflexões e de apontar caminhos. “Olhar para a nossa ação como Igreja, como secretários regionais, como pessoas que estão à disposição nesse caminho, nesse tempo que temos agora”, disse.

Essa também foi a primeira reunião com o recém criado regional Leste 3 da CNBB, composto pela arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus. A proposta para criação do regional Leste 3 teve início em 2019, aprovada pelo Conselho Permanente da CNBB em 2020 e ratificada durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano.

Padre Thiago Faccini Paro, secretário executivo interino do Regional Sul 1 da CNBB, também participou do encontro. Em entrevista à equipe de Comunicação do Regional, salientou que a iniciativa foi uma oportunidade de conhecer o trabalho dos demais Regionais. “A realidade do Brasil é tão grande e diversa, e podemos ver que a Igreja está viva e atuante, cumprindo de fato a sua missão de levar a Palavra também de ser a voz dos mais pobres”, disse o secretário executivo.

Ouça o áudio na íntegra:

Com informações da CNBB

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.