Os secretários executivos dos 19 Regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) estiveram reunidos na quarta-feira, 14 de julho, para o encontro anual. Pelo segundo ano consecutivo, a iniciativa aconteceu de forma virtual, por causa da pandemia da Covid-19.
Segundo o padre Marcus Barbosa Guimarães, subsecretário adjunto de pastoral da CNBB, muitos temas, desafios e oportunidades foram compartilhados nesse encontro.
De acordo com ele, os encaminhamentos mais centrais foram: “a necessidade de nosso bom envolvimento no processo do Sínodo 2023; termos uma mais profunda formação sobre a Lei de Proteção de Dados; incentivarmos em nossos regionais a proposta da Economia de Francisco e Clara; trabalharmos em nossos encontros, com mais tempo, temas mais urgentes relacionados especificamente à nossa missão de secretários e secretárias executivos regionais”, explicou.
“O grupo é fabuloso! Louvo a disponibilidade, alegria e comprometimento desses secretários e secretarias regionais. Essa generosidade dos participantes é que faz o nosso trabalho fluir, com mais leveza e solidariedade”, disse.
A reunião teve também como finalidade conhecer a realidade local de cada Regional e partilhar experiências. O diácono Francisco Andrade de Lima, secretário executivo do Regional Norte 1 da CNBB, afirmou que o momento foi de partilha, reflexões e de apontar caminhos. “Olhar para a nossa ação como Igreja, como secretários regionais, como pessoas que estão à disposição nesse caminho, nesse tempo que temos agora”, disse.
Essa também foi a primeira reunião com o recém criado regional Leste 3 da CNBB, composto pela arquidiocese de Vitória e as dioceses de Cachoeiro do Itapemirim, Colatina e São Mateus. A proposta para criação do regional Leste 3 teve início em 2019, aprovada pelo Conselho Permanente da CNBB em 2020 e ratificada durante a 58ª Assembleia Geral da CNBB, em abril deste ano.
Padre Thiago Faccini Paro, secretário executivo interino do Regional Sul 1 da CNBB, também participou do encontro. Em entrevista à equipe de Comunicação do Regional, salientou que a iniciativa foi uma oportunidade de conhecer o trabalho dos demais Regionais. “A realidade do Brasil é tão grande e diversa, e podemos ver que a Igreja está viva e atuante, cumprindo de fato a sua missão de levar a Palavra e também de ser a voz dos mais pobres”, disse o secretário executivo.
Ouça o áudio na íntegra:
Com informações da CNBB