panib1
Em congresso, dom Júlio posa ao lado do doutor Moriguchi
O secretário geral do Regional Sul 1 da CNBB e bispo referencial da Pastoral Nipo-Brasileira, dom Julio Endi Akamine (foto), participou do 54º. Congresso Nacional da Pastoral Nipo-Brasileira (Panib) realizado entre os dias 11 a 14 de julho em Maringá, PR.
 .
Estavam também presentes Dom João Mamede, Bispo de Umuarama, o médico geriatra Dr. Yukio Moriguchi, padres, religiosos e leigos, totalizando 60 participantes.
 .
Segundo dom Julio, “o congresso deste ano teve como objetivo importante a eleição da nova diretoria da PANIB (Pastoral Nipo-brasileira) e do novo Conselho Fiscal. O congresso também foi um momento importante de partilha dos diversos grupos presentes em vários estados do Brasil. Tivemos também a presença do padre Kurahashi, missionário japonês que trabalha na Bolívia e na Argentina”, salientou Dom Julio.
 .
Conferências – O congresso contou com duas Conferências. A primeira foi a “Longevidade com Qualidade de Vida”, ministrada por Dr. Yukio Moriguchi. Considerado o ‘‘Pai da Geriatria e da Gerentologia” no Brasil, o médico expôs o seu importante trabalho na ciência da longevidade e os processos que levam as pessoas a envelhecer com qualidade de vida.
 .
Descendente dos “kakure Kirishitan”, os chamados “cristãos escondidos” do Japão, o doutor Moriguchi contou sua história pessoal e narrou testemunhos de fé de sua família. O médico emocionou-se ao narrar o martírio de seu bisavô. Ele era da sétima “geração dos cristãos escondidos”, que viveram a vida toda sem celebrar a eucaristia, sem ter visto um padre, nem sequer uma imagem de Nossa Senhora. Mesmo assim esses “cristãos escondidos” transmitiram por 7 gerações a fé católica: o batismo, as orações em latim, a doutrina e os mandamentos. Seu bisavô foi obrigado a segurar nas palmas das mãos óleo combustível enquanto era ameaçado, se não renegasse a fé em Cristo, de ser queimado.
 .
“O Professor Moriguchi considera que essa transmissão da fé por sete gerações é um milagre e por isso suas lágrimas, que sempre acompanham sua narração, são de gratidão. Somente a presença dele foi para os missionários da PANIB uma graça. Ele representa o que a fé realiza: torna as pessoas não somente mais felizes mas sobretudo mais produtivas e responsáveis pela construção de um mundo melhor e mais humano”, disse dom Júlio, ao falar sobre o doutor Moriguchi.
 .
Com foco nas “Obras de Misericórdia”, a segunda Conferência foi ministrada por dom Julio Endi Akamine. O bispo auxiliar de São Paulo, falou sobre a vivência da misericórdia, estimulando a prática das obras de misericórdia materiais e espirituais.
 .
Nova Diretoria – A nova diretoria eleita durante o congresso tomará posse oficialmente, no próximo dia 7 de agosto em Aparecida, SP, onde acontecerá a 23ª Romaria da PANIB, com Missa Solene às 10 horas, presidida pelo bispo Dom Júlio Akamine.
panib2
Breve trajetória do Dr. Yukio Moriguchi
 .
Moriguchi é graduado e doutorado em Medicina Interna pela Keio University School Of Medicine, de Shinjuku-ku, no Japão.  Recebeu o título de Professor Emérito da PUC-RS. Mas seu envolvimento com a instituição vem desde 1971, quando organizou a primeira disciplina de gerontologia da América Latina. Outro destaque no seu currículo foi a nomeação, em 1988, como principal pesquisador na área de prevenção primária da Organização Mundial da Saúde (OMS). Na década de 1960 foi conselheiro médico do Papa Paulo VI (1965-1968).
 .
Pastoral nipo-brasileira é uma pastoral ligada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), através da Comissão Episcopal para a Ação Missionária e Cooperação Inter­Eclesia e congrega todos os missionários católicos (clérigos, religiosos e leigos) que se dedicam, direta ou indiretamente, à evangelização e catequização dos japoneses e seus descendentes ou outros, radicados no Brasil.
 .
Confira o áudio da reportagem e cobertura especial da Zero Hora.
.