Destaques Do Regional

Secretário do Regional Sul 1 recebe o Título de Cidadão Paulistano

Dom Luiz Carlos Dias recebendo a homenagem - Foto: Everton Aguiar/ A.Comunicação Ver. Edir Sales

“Expresso os meus sentimentos de alegria, honradez e gratidão pela recepção do título de cidadão paulistano. Trata-se de uma dessas belas surpresas que a vida nos reserva, sinceramente, nunca imaginei recebe-lo, e acho que nem o almejei”. Com essas palavras, o bispo auxiliar de São Paulo e secretário do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Dom Luiz Carlos Dias, recebeu o Título de Cidadão Paulistano da Câmara Municipal de São Paulo pelo reconhecimento e atuação social na cidade.

A solenidade de entrega do título aconteceu na noite desta segunda-feira (16), no Salão da câmara e foi de iniciativa da vereadora Edir Sales.

Compuseram a mesa da solenidade, o vigário episcopal para a Região Belém, Cônego José Miguel; o coordenador de pastoral, Padre Marcelo Maróstica Quadro; o ecônomo, Marcelo Álvares Matias Monge, o coordenador arquidiocesano de pastoral, Padre Tarcísio Marques Mesquita, representando o Cardeal Dom Odilo Scherer, a diretora e presidente do centro Social Nossa Senhora do Bom Parto, irmã Judith Lupo, além da vereadora Edir Sales (PSD) e o vereador Eduardo Suplicy (PT).

A solenidade foi acompanhada por amigos, representantes da sociedade civil e religiosa, grupo de diversas pastorais, entidades e demais fiéis das paróquias e comunidades da região Belém. Colaboradores do Centro de Pastoral São José e do Regional Sul 1 da CNBB também estiveram presentes na cerimônia.

Durante seu discurso, o bispo fez memória ao legado de Dom Luciano Mendes de Almeida. “Na Região Episcopal Belém tenho aprendido muito com o imenso legado de Dom Luciano, força viva a nos contagiar e impulsionar na missão; com o seu presbitério e a vida religiosa, um grupo capacitado e comprometido, assim como com o numeroso laicato engajado nas paróquias e comunidades, pastorais, movimentos, novas comunidades etc”.

Ainda em seu discurso, o bispo também agradeceu o arcebispo de São Paulo, o cardeal Dom Odilo Pedro Scherer, os bispos auxiliares de São Paulo e também a Presidência do episcopado paulista.

Dom Luiz Carlos Dias encerrou seu discurso enfatizando que “o bispo precisa colaborar para que os discípulos de Jesus, cumpram concretamente sua missão testemunhal e cidadã, no contexto da Paulicéia, na qual é acentuado o fenômeno da cultura urbana, com sua desterritorialidade e novas percepções do tempo e do espaço, realidades que impactam a vida das pessoas de modo a deixá-las sem critérios claros para o discernimento ético/moral. O Evangelho da vida e da verdade são ansiados nesse contexto. Também em nome de minha missão, deixo um apelo a esta casa do povo paulistano, para que a justiça norteie os propósitos, os objetivos, os planejamentos e as leis aqui pensados e daqui emanados. Nosso povo, um tanto quanto sem esperança em meio às crises de nosso tempo, carece do bom exercício da política, que São Paulo VI entendia como a caridade mais alta”.

“O meu coração se enche de orgulho na noite de hoje de poder prestar essa homenagem, em nome de todos os paulistanos, e também em nome dos fiéis da igreja católica. O presente Título é a mais alta honraria concedida pelo parlamento paulistano a personalidades que fazem muita diferença em nossa cidade. Como vereadora desta digníssima Casa, tenho também o dever de ser a voz e a vez do nosso Povo. Por isso, aqui estou oficialmente, fazendo parte desta solenidade, para expressar aquilo que os nossos irmãos acreditam ser justo e verdadeiro: acolher em nossa São Paulo, aquele que foi chamado por Deus para servir a todos, sem excluir ninguém, ao contrário, abraçando e sendo solidário com todas as pessoas, mormente, as mais vulneráveis e excluídas.Seja bem-vindo mais novo filho e cidadão paulistano. Tenho a honra de homenageá-lo por meio dessa que é importante, memorável e merecida comenda do nosso município de São Paulo, pelo brilhante e relevante trabalho que desenvolve a favor de todos nós. Que Deus abençoe sua vida, Dom Luiz Carlos Dias!”, declarou a vereadora.

Representantes do centro Social Nossa Senhora do Bom Parto na cerimonia de outorga do Título de Cidadão Paulistano. Foto: Renato Papis/Assessoria Regional Sul 1

Já o coordenador de pastoral, Padre Marcelo Maróstica Quadro, destacou o reconhecimento da atuação social do homenageado. “O verdadeiro cidadão é aquele que se preocupa com a vida, as pequenas e grandes questões que envolvem a Cidade. E mesmo não sendo nascido aqui nesta cidade de São Paulo, Dom Luiz Carlos nestes 3 anos e 4 meses vem colaborando em suas ações, atitudes e posturas para que a cidade de São Paulo seja uma cidade mais humana e fraterna, onde podemos ter a certeza que Deus habita esta cidade”, disse.

“Hoje quero parabenizá-lo duplamente. Por mais um ano de vida e por ser alguém que está fazendo a diferença nesta cidade e na vida de muitas pessoas. Continue sendo sal da terra e luz do mundo e sempre mantendo esta atitude de humildade.”, concluiu o padre Marcelo.

O bispo de Mogi das Cruzes e Presidente do Regional Sul 1, dom Pedro Luiz Stringhini, também cumprimentou Dom Luiz Carlos Dias por meio de mensagem. “Ao caríssimo irmão, Dom Luiz Carlos Dias, bispo auxiliar de São Paulo e Secretário do Regional Sul 1 da CNBB, apresento sinceras e cordiais felicitações por ocasião do recebimento do Título de Cidadão Paulistano, conferido pela Câmara Municipal de São Paulo, no dia 16 de setembro de 2019, data essa coincidente com o aniversário natalício de Dom Luiz Carlos. Parabéns! Receba o abraço, amizade e orações de toda a equipe de trabalho do nosso Regional”.  Deus o abençoe e o fortaleça, felicitou Dom Pedro.

Nascido em Caconde, no interior do estado de São Paulo, Dom Luiz Carlos Dias ingressou no seminário em 1984, estudou Filosofia e Teologia no Centro de Estudos da Arquidiocese de Ribeirão Preto (CEARP) (1984-1990). É mestre em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana, de Roma (2002-2004). Foi secretário executivo das Campanhas da Fraternidade e da Evangelização, na Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (2010-2016).  Foi nomeado bispo titular de “Tunes” e Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, no dia 16 de março de 2016. A ordenação episcopal ocorreu em sua cidade natal, no dia 07 de maio de 2016, logo após ter celebrado seu jubileu presbiteral. Adotou como lema:  “Vim Para Servir” (Conf. Mc 10,45).

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.