Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Sinodalidade e comunhão marcaram a última reunião do ano de 2020 com a participação dos Padres Subsecretários 
Assessores, coordenadores e articuladores das Pastorais, Organismos e Movimentos vinculados ao Regional Sul 1 realizaram na manhã da última quarta-feira, dia 9,  a última reunião de 2020, com a participação dos Padres Subsecretários das sete sub-regiões (Províncias eclesiásticas) do Regional Sul 1 da CNBB. 
O secretário executivo da entidade, Pe. Walter Merlugo Júnior conduziu a reunião que teve início com a oração conduzida pelo Pe. José Bizon assessor da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo inter-religioso. Em seguida, houve apresentação dos padres subsecretários das sub-regiões pastorais. Os representantes das Pastorais também tiveram a oportunidade, um a um, de ser apresentar.   
“O encontro de hoje serviu para encerrar nossas atividades pastorais deste ano, realizados virtuais, lembrando, ainda, que esse ano foi atípico, com muitos desafios no campo familiar, comunitário, social, político, econômico, ambiental e de perdas devido a pandemia da COVID-19″, também, eles conheceram um pouco das ações pastorais em nível regional”, pontou o Pe. Walter Merlugo Júnior.  
O secretário da sub-região Campinas, Pe. Márcio Coelho considerou válida a oportunidade desta iniciativa. “Nossa reunião foi um passo importante para construirmos caminhos de sinodalidade, de modo a tornar nossa ação evangelizadora mais orgânica. E acima de tudo foi uma graça de Deus perceber tantas pessoas engajadas na missão da nossa Igreja, numa verdadeira manifestação da ação do Espírito Santo”, avaliou o subsecretário da sub-região Campinas, Padre Márcio Coelho.  
Pe. Luis Gustavo Tenan Benzi, subsecretário da sub-região Ribeirão Preto I, também avaliou positivamente a reunião. “Foi uma reunião muito proveitosa! Partilha, troca de experiências, projetos, entre outros. Importante, também, foi a presença e participação dos leigos e assessores pastorais! Eles sempre nos enchem de esperança e animam nossa caminhada!”, avaliou o padre.  
Já para o Pe. Júlio César Fernandes, da sub-região Sorocaba, “a  participação das coordenações e representações das inúmeras iniciativas da ação evangelizadora de nosso Regional na videoconferência foi de grande importância, pois favorece uma relação que resulta uma pastoral mais próxima das comunidades e das pessoas, isso humaniza nossa pastoral e a torna mais participativa, favorecendo nossa comunhão e nossa ação em atitude sinodal e de permanente missão nas sub-regiões e nas dioceses do Estado”. 
Reunião com os Padres Subsecretários 
Neste mesmo dia, antes da Reunião, o secretário-executivo do Regional Sul 1 da CNBB, Pe. Walter Merlugo Júnior se reuniu separadamente com padres subsecretários para tratarem de assuntos próprios de suas atividades nas sub-regiões pastorais.  
Estiveram presentes na reunião os padres Luis Gustavo Tenan Benzi, da sub-região Ribeirão Preto I; Thiago dos Reis, da sub-região Ribeirão Preto II; Marcio Coelho, da sub-região Campinas; Wladimir Ferreira de Aparecida, sub-região Aparecida e Júlio César Fernandes da sub-região Sorocaba.