Destaques Nomeação Nota

Saudação do Regional Sul 1 a Dom Eduardo Vieira dos Santos

Dom Eduardo Vieira do Santos.
Crédito fotográfico: Luciney Martins/O SÃO PAULO


A presidência do Regional Sul 1 da CNBB, enviou mensagem de saudação a dom Eduardo Vieira dos Santos transferido da sede titular de
Bladia e do ofício de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, para a diocese de Ourinhos.

Leia aqui a íntegra da saudação:

Os bispos do Regional Sul 1, da CNBB, se alegram com a nomeação de Dom Eduardo Vieira dos Santos, como bispo titular da Diocese de Ourinhos, pelo Papa Francisco, que acolheu o pedido de renúncia de Dom Salvador Paruzzo, apresentado em 15 de junho de 2020.

Dom Eduardo, atual bispo Auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, foi nomeado bispo titular de Bladia, em 10 de dezembro de 2014. Recebeu a ordenação episcopal das mãos do Cardeal Odilo Pedro Scherer, em 07 de fevereiro de 2014, na Sé paulistana. E adotou como lema: “Gaudete in domino“ (Alegrai-vos no Senhor).

O novo titular de Ourinhos, diocese com território fronteiriço a terras do Paraná, recebe para seu governo um bispo nascido nesse estado do Sul do Brasil, na cidade de Bom Sucesso, em 18 de março de 1965.

Nessa cidade, Dom Eduardo deu seus primeiros passos para a vida religiosa, ao entrar na Congregação de Santa Cruz, em 1988, na qual professou os votos solenes e recebeu o diaconato. Na sequência de sua caminhada, incardinou-se na Arquidiocese de São Paulo, com a ordenação presbiteral ocorrida em 15 de dezembro de 2000.

Na capital paulista, o novo bispo titular de Ourinhos recebeu a formação presbiteral, nela estudou Filosofia (Pontifícia Universidade Católica), e Teologia (Instituto Pio XII). Dom Eduardo é mestre em legislação canônica pela Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma, título obtido mediante curso que realizou na atual Faculdade de Direito Canônico de São Paulo.

Dom Eduardo exerceu o ministério presbiteral na Arquidiocese de São Paulo, nas seguintes funções:  pároco da Paróquia São João Gualberto, vice-reitor do Seminário Bom Pastor, Chanceler (2008-2015) e Cura da Catedral Metropolitana (2013-2015).

Como bispo auxiliar da Arquidiocese de São Paulo, Dom Eduardo recebeu o ofício de Vigário Episcopal para a Região Episcopal Sé, e acompanhou o Secretariado de coordenação pastoral. No Regional Sul 1, esteve à frente dos trabalhos de formação da Campanha da Fraternidade, e atualmente das Pastorais: Mulher Marginalizada, do Povo de Rua e Afro.

Em nome dos bispos do Regional Sul 1, a presidência felicita Dom Eduardo Vieira dos Santos pela nomeação ocorrida no dia de hoje, e suplica a intercessão de Nossa Senhora Aparecida e de São Paulo Apóstolo, pelo bom êxito do exercício do seu ministério episcopal na nova missão.

Aproveitamos a ocasião para também manifestar nossos sinceros agradecimentos a Dom Salvador Paruzzo, pelo testemunho eloquente de 22 anos de pastoreio à frente do povo de Deus reunido na Diocese de Ourinhos. Esse povo não se esquecerá do missionário que deixou sua terra e sua parentela, para amá-lo, em fidelidade ao seu lema episcopal: “És tu Senhor o meu único bem”. Que nosso Senhor, o Bom Pastor, lhe dê a justa recompensa.

Fraternalmente,

São Paulo, 19 de maio de 2021.

Dom Pedro Luiz Stringhini
Presidente

Dom Edmilson Amador Caetano
Vice-Presidente

Dom Luiz Carlos Dias
Secretário

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.