Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Circ. 02/2024 São Paulo, 04 de janeiro de 2024

O Regional Sul 1 da CNBB se alegra com a notícia da nomeação de Dom José Benedito Cardoso como novo bispo diocesano de Catanduva.

Dom José Benedito Cardoso nasceu em 12 de setembro de 1961, em Angatuba. Concluiu os estudos de Filosofia no Seminário São Carlos Borromeu, em Sorocaba, (SP) e os de Teologia no Instituto Teológico São Paulo (ITESP) em São Paulo. Obteve o Mestrado em Direito Canônico pela Faculdade de Direito Canônico São Paulo Apóstolo em São Paulo (SP). Cursou Direito nas Faculdades Integradas de Itapetininga (SP). Em 23 de novembro de 1986 recebeu a ordenação presbiteral e foi incardinado na Arquidiocese de Sorocaba. Com a criação da Diocese de Itapetininga em 1998, desmembrada de Sorocaba, foi incardinado na nova circunscrição.
Desempenhou os seguintes cargos: pároco do Bom Jesus em Alambari (SP) e vigário paroquial de Nossa Senhora dos Prazeres em Itapetininga (SP) (1987); chanceler diocesano (1998-2010); reitor do Seminário Diocesano (2004-2006), vigário geral (2012-2019); pároco de São Roque em Itapetininga (1988-2019); membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores; coordenador diocesano de Liturgia; professor de Direito Canônico; vigário judicial e presidente do Tribunal Diocesano; defensor do Vínculo e juiz do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Sorocaba.
Em 23 de janeiro de 2019, foi nomeado Bispo titular de Castel Minore e Auxiliar de São Paulo, recebendo a ordenação episcopal no dia 15 de março seguinte. Até o momento, foi Vigário Episcopal da Região da Lapa da Arquidiocese de São Paulo. No Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) é o bispo referencial para a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e para as Comunidades Eclesiais de Base (CEBs). Dentro da CNBB é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia.
Nossa alegria transforma-se em fervorosas preces por Dom José Benedito Cardoso, pela Diocese de Catanduva, confiada à proteção de São Domingos Gusmão.

 

Com fraterna amizade, nosso afetuoso abraço!

Dom Julio Endi Akamine, SAC
Arcebispo de Sorocaba Presidente do Regional Sul 1 da CNBB

 

Dom Moacir Silva
Arcebispo de Ribeirão Preto Vice-Presidente do Regional Sul 1 da CNBB

 

Dom Carlos Silva, OFMCap
Bispo Auxiliar de São Paulo Secretário do Regional Sul 1 da CNBB