Notícias

São Paulo acolhe exposição inspirada em São Francisco de Assis

cc3a2ntico-das-criaturas-s-francisco-de-assis

O Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM) recebe uma exposição inspirada no Cântico das Criaturas de São Francisco de Assis.

Nesta ocasião, a mostra intitulada “Natureza Franciscana”, com curadoria de Felipe Chaimovich, é organizada a partir das estrofes do hino franciscano.

O curador da exposição, aliás, ressaltou que a exposição relaciona a arte e a ecologia. De acordo com ele, “reunimos aqui artistas que colaboram com elementos da natureza e da vida em seus trabalhos. As obras estão agrupadas conforme as partes do ‘Cântico’ de Francisco de Assis: sol, estrelas, ar, água, fogo, terra, doenças e atribulações, morte”, sendo assim, “a relação entre arte e ecologia torna-se evidente ao compreendermos a posição fundadora de Francisco de Assis em nossa cultura”.

Reunindo 18 obras da coleção do museu, somadas a 19 empréstimos, a mostra consegue expor ao todo 37 trabalhos distribuídos em fotografias, desenhos, gravuras, vídeos, livros de artistas, além de obras compiladas em áudios, esculturas e bordados.

Estudioso da obra de Francisco de Assis há 15 anos, Chaimovich, explica que “para Francisco, o ser humano tem uma relação de colaboração com os elementos naturais: a natureza não é subordinada aos interesses humanos. Embora o ser humano se posicione como uma parte singular da natureza, os demais elementos devem ser tratados por nós como membros de uma só família universal”.

Em cartaz até 5 de junho, a exposição “Natureza Franciscana” conta com ingressos a R$ 6,00. Aos domingos, a entrada é gratuita.

RCR/Gaudium Press

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.