Notícias

Santos: Novo bispo coadjutor toma posse no próximo sábado, dia 13

D. Tarcísio Scaramussa será apresentado na Diocese de Santos no próximo dia 13 de setembro.

O novo bispo coadjutor de Santos, Dom Tarcísio Scaramussa, vai tomar posse no próximo dia 13 de setembro, no sábado, às 10h no Mendes Convention Center, localizado na avenida Francisco Glicério, 206 – Santos (SP).

“Agradeço a Deus por este dom, com as palavras do apóstolo Paulo a Timóteo: ‘Dou graças àquele que me deu forças, Jesus Cristo, nosso Senhor, porque me julgou digno de confiança e me chamou ao ministério… E a graça de nosso Senhor foi imensa, juntamente com a fé e a caridade que está em Jesus Cristo’ ( 1 Tim 1,12.14). Agradeço a Deus pelos seis anos de Bispo Auxiliar de São Paulo, e agradeço aos irmãos e irmãs que me acolheram de coração aberto nesta Igreja. Confio-me às orações de todos os amigos, para que eu possa ser um Bom Pastor segundo o coração de Jesus Cristo!” , refere Dom Tarcísio Scaramussa, numa mensagem nas redes sociais, a respeito da nomeação quando o Vaticano tornou pública.

Ele foi nomeado pelo papa Francisco no dia 16 de julho, como bispo coadjutor da diocese de Santos (SP), transferindo-se da sede episcopal de “Segia” e do ofício de auxiliar da arquidiocese de São Paulo.

Dom Tarcísio é natural de Vargem Alta (ES). Foi ordenado presbítero em dezembro de 1977. Nomeado bispo, em janeiro de 2008. Recebeu a ordenação episcopal em abril do mesmo ano, em sua terra natal.

É formado em Teologia, Filosofia, Pedagogia, Ciências e Letras. É, ainda, especialista em Orientação Educacional.

Atualmente, dom Tarcísio é membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação e secretário geral do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Bispo coadjutor

O bispo coadjutor é nomeado para ajudar ou substituir um bispo no exercício das suas funções com direito a sucessão, ou seja, em caso de vacância da diocese, o coadjutor torna-se imediatamente o bispo diocesano. O atual bispo de Santos é dom Jacyr Francisco Braido, 74, titular da Diocese desde julho 2000.

convite_reduzido
Convite de Posse de Dom Tarcísio Scaramussa

 
Do Regional. Com informações do Site da Arquidiocese de São Paulo

 

 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.