Notícias

Rumo ao centenário, Arquidiocese prepara comemorações de seu 90º aniversário

2-264x186Várias comissões já estão trabalhando nos preparativos dos diversos eventos e iniciativas pastorais que vão marcar neste ano a passagem do 90º aniversário de criação canônica da Arquidocese de Sorocaba. A informação é do padre Wagner Lopes Ruivo, da Paróquia de São José Operário, de Vila Progresso, que está à frente da comissão encarregada da área de Comunicação, destacando que a passagem de tão grata efeméride também coloca a Igreja Particular de Sorocaba rumo ao seu centenário, em 2024.

A abertura deste novo Ano Jubilar da Arquidiocese ocorreu no dia 6 de julho, com a celebração de missa solene de ação de graças pelos 90 anos na igreja da Catedral Metropolitana, oficiada sob a presidência do arcebispo dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues.

A data remete a 4 de julho de 1924, quando em Roma o papa Pio XI assinou bula pontifícia criando, concomitantemente, as dioceses de Sorocaba e de Santos, no interior do Estado de São Paulo. Para a nova Diocese de Sorocaba, o Sumo Pontífice designava na mesma ocasião, como seu primeiro titular, o cônego José Carlos de Aguirre, do clero da Diocese de São Paulo, então dirigindo a Paróquia de Bragança Paulista, em cuja Igreja Matriz seria sagrado bispo no dia 8 de dezembro seguinte, na Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora.

A instalação da nova circunscrição eclesiástica do Sudeste paulista, desmembrada da Diocese de Botucatu, seria instalada a 31 de dezembro de 1924 e no dia seguinte, 1º de janeiro de 1925, dom Aguirre tomava posse como seu primeiro bispo, permanecendo à frente dela durante quase meio século, até a data de seu falecimento, a 8 de janeiro de 1973.

Outros eventos de destaque deste Ano Jubilar de nove décadas da Arquidiocese, conforme padre Wagner, ocorrreu dia 15 de agosto, festa da excelsa Padroeira de Sorocaba, Nossa Senhora da Ponte;  75 anos de fundação do Seminário “São Carlos Borromeu”; 8 de novembro, com a Romaria da Arquidiocese à Basílica Nacional de Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Aparecida, no Vale do Paraíba, e 13 de dezembro, cinquentenário de ordenação sacerdotal do arcebispo metropolitano de Sorocaba, dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, ocorrida nesta data no ano de 1964, na igreja da Catedral de Santo Antônio, na cidade mineira de Juiz de Fora.

Uma exposição fotográfica retrospectiva, provavelmente no Espaço Cultural “São Bento”, ao lado do Mosteiro beneditino, e várias outras iniciativas sócio-culturais e pastorais também estão sendo delineadas para marcar os 90 anos da Arquidiocese.

Por José Benedito. Site da Arquidiocese

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.