Sub-Regiões

Reunião da Sub-Região Sorocaba faz avaliação da JMJ

A Sub-região Sorocaba realizou reunião nesta terça-feira, 17 de setembro, em sala da Cúria diocesana de Itapetininga, tendo como destaque na pauta a avaliação da Semana Missionária e da Jornada Mundial da Juventude, realizada no final de julho de 2013 no Rio de Janeiro, com a presença do papa Francisco.

Dom Gorgônio Alves da Encarnação, bispo de Itapetininga acolheu os bispos, padres secretários das dioceses e diácono e conduziu a oração inicial. Após a leitura da Ata anterior, foram ouvidos os testemunhos e feitas reflexões sobre as atividades que antecederam a Jornada Mundial da Juventude nas dioceses. A reunião foi coordenada por dom Eduardo Benes de Sales Rodrigues, arcebispo de Sorocaba e presidente do Sub-regional.

“Cada paróquia fez um trabalho diferenciado para reunir os jovens na Semana Missionária e para acompanhar a JMJ através de telões instalados nas paróquias”, disse padre Manoel Cesar de Camargo Júnior, sub-secretário do Regional. “A participação foi muito positiva”, completou. Dom Eduardo relatou que mais de 600 jovens, acompanhados de padres assessores participaram do evento do Rio de Janeiro. Dom Eduardo também ministrou catequeses durante a JMJ.

Da diocese de Registro participaram 100 jovens e alguns voluntários. “Realizamos encontros de jovens missionários nos 4 setores da diocese, que produziram muitos frutos. Os jovens desejam ardentemente dar sequência às atividades missionárias. Os que foram ao Rio de Janeiro voltaram encantados e animados com o papa Francisco”, falou dom José Luiz Bertanha, bispo de Registro.

DSC09223_reduzida
Os bispos e padres secretários avaliaram de maneira positiva a Semana missionária, como também a própria JMJ

Padre Geraldo da Cruz Bicudo de Almeida, coordenador de pastoral da diocese de Jundiaí falou das atividades da Semana Missionária e da preparação para a JMJ: “A diocese de Jundiaí recebeu mais de 2000 jovens estrangeiros e de regiões do país para a Semana Missionária, a maioria recebida pelas comunidades neocatecumenais. Além das atividades preparatórias para a JMJ, os missionários realizaram atividades em praças, ruas e comunidades. As paróquias receberam subsídios para a Semana Missionária”. O bispo diocesano de Jundiaí, dom Vicente Costa, completou a reflexão falando sobre a missa de envio, celebrada no Parque da Uva em Jundiaí, concelebrada pelo bispo de Malta, Europa. “Cerca de 20 nações se fizeram representar na procissão de entrada e de Oferendas, sendo que o material celebrativo foi feito em 4 línguas”, falou o bispo. “Participei da JMJ no Rio de Janeiro e vi a alegria e a fé estampadas nos rostos dos jovens. Assim foi possível superar as dificuldades”, completou dom Vicente.

Na diocese de Itapetininga a Semana Missionária teve a participação de 400 jovens em atividades diversas como celebrações, visitas missionárias. “No dia de julho, realizamos a concentração diocesana, com a celebração eucarística e caminhada até o Horto, onde o evento foi encerrado com muita música e animação”, disse dom Gorgônio. Padre Márcio G. C. de Almeida, assessor do Setor Juventude da diocese falou que a missa de envio contou com cerca de 1200 jovens. “Realizamos no dia 18 de agosto um encontro com padre Sávio, assessor nacional, para uma retrospectiva da caminhada diocesana da juventude. Foi um encontro de formação integral, espiritualidade, missionariedade, razão e fé, diálogo fé e política e prática da Caridade. As contribuições dos grupos de reflexão geraram um documento de continuidade”, disse.

A Semana Missionária na diocese de Itapeva não teve a participação de missionários estrangeiros, mas as atividades foram muito produtivas, com celebrações e missionariedade. “Enviamos 600 jovens para a JMJ, que voltaram entusiasmados para dar continuidade à missão jovem”, falou dom José Moreira de Melo, bispo de Itapeva.

Padre Manoel César coordenou os comunicados da Reunião Ampliada do Conselho Episcopal do Regional Sul 1. O diácono José Carlos Pascoal falou sobre a 5ª Semana Social Brasileira, realizada nos dias 2 a 5 de setembro em Brasília, DF, que teve 10 delegados do Regional Sul 1. Apresentou trechos da carta compromisso e falou da necessidade de promover mais encontros no modelo das Assembleias Populares nas paróquias, para conscientização do povo. No final da reunião foi definido o calendário de reunião da Sub-região Sorocaba para 2014: 7 de março, 9h, em Itapeva; 27 de maio, 9h, em Sorocaba; 2 de setembro, 9h, em Jundiaí; 20 de novembro, 9h, em Itapetininga.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.