Comissões Episcopais Pastorais

Reunião da Pastoral da Educação do Regional Sul 1

A Pastoral da Educação do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) reuniu-se por videoconferência na quarta-feira, 23 de setembro. Durante a reunião, os agentes partilharam e avaliaram o XX Encontro Nacional da Pastoral da Educação e sobre o Pacto Educativo Global. O Assessor Nacional da Pastoral da Educação, Pe. Júlio César Evangelista Resende,OSC (Ordem de Santa Cruz), também participou.

No início da reunião, foi feita uma avaliação da participação de São Paulo no Encontro Nacional, com mais de 200 inscritos do Regional. O desafio agora é envolver os educadores no testemunho e na articulação do trabalho pastoral principalmente na escola pública. A Pastoral da Educação do Regional Sul 1 marcou presença no evento. Dentre os participantes, representando a Pastoral da Educação do Regional Sul 1 da CNBB, estavam Dom Tarcísio Scaramussa,SDB,  Bispo de Santos e referencial do Regional Sul 1 da CNBB da Pastoral da Educação, e o coordenador Regional da Pastoral da Educação, Professor Luiz Antonio de Souza Amaral.

Em sua intervenção durante a reunião padre Júlio referiu – se à  Campanha da Fraternidade de 2022 que terá como tema Educação, a importância de que as temáticas do Pacto Educativo Global sejam inseridas no cotidiano da sociedade e da Igreja.

No contexto da 6ª Semana Social Brasileira (SSB), a professora Vera Lopes, coordenadora da Pastoral Afro do Regional Sul 1,  refletiu sobre o tema: “A  questão racial em tempo de pandemia, na perspectiva educacional”.  A professora Vera retomou dados históricos da legislação educacional e  forneceu estatísticas que reforçam a necessidade de uma ação atenta e específica,  da parte do educadores e da pastoral da educação,  para com os alunos negros e negras, de modo a reforçar sua  identidade racial e colaborar para  que sejam protagonistas de sua história.  Após a exposição houve intervenções de vários participantes que demonstraram a importância da temática para a Educação.

O segundo tema, também na perspectiva da temática da 6ª SSB,  a ser tratado  pela Profa. Carmen Cecília Amaral, Compromisso eleitoral com o legislativo municipal, será  discutido numa próxima reunião, a ser realizada no próximo dia 14 de outubro, conforme aprovação dos presentes. .

Volta de aulas presenciais – Diante do debate sobre o retorno das aulas presenciais no estado de São Paulo, a Pastoral da Educação, conjuntamente com a presidência do Regional Sul 1 e outras Pastorais e Organismos, se posicionaram, por meio de mensagem, contra a abertura gradual na rede pública e privada no estado.

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.