Destaques Do Regional

Retiro da Pastoral do Menor aprofunda o tema da compaixão e o cuidado a crianças e adolescentes

A Pastoral do Menor do Regional Sul 1 da CNBB, promoveu, neste último final de semana, entre os dias 28, 29 de fevereiro e 01 de março, no Centro Diocesano de Limeira, um retiro para os seus agentes de pastoral e lideranças de pastoral. Sob a assessoria de Dom José Reginaldo  Andrietta, Bispo de Jales, o retiro teve como tema a Campanha deste ano ‘Fraternidade e Vida: Dom e Compromisso’ e o lema bíblico é ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele (Lc 10, 33-34)’, baseado na parábola do bom samaritano.

Segundo o coordenador estadual da Pastoral do Menor, diácono Everton Pereira, a dinâmica de integração teve como proposta o olhar (Ver) para a situação do caídos, à luz do Evangelho do Bom Samaritano, especialmente sobre as crianças, adolescentes, jovens, trabalhadores e suas famílias.

“Desenvolvendo-se para o compadecer-se, a conversão do olhar, do coração, da mente e das mãos. Atentar para conversão da indiferença, ver e sentir o sofrimento do caído, sua vulnerabilidade, pois já não sentimos a dor do outro, não refletimos mais sobre as situações de degradação e deixamos de agir.Na primeira noite do retiro, a mística inicial convidou-nos a uma viagem pela realidade dos meninos e meninas da Pastoral – empobrecidos e marginalizados, a exemplo do homem caído à margem do caminho de que nos fala o Evangelho do Bom Samaritano”, diz o coordenador estadual.

Crédito: Pastoral do Menor

Dom Reginaldo Andrietta, bispo de Jales, assessorou o retiro. Na sua reflexão o bispo propôs aos participantes, uma reflexão com base na metodologia da Leitura Orante. Assim, no decorrer dos dois dias, a cada conteúdo apresentado, seguiram-se momentos de reflexão e oração pessoal sobre os temas: o Semeador, a Ressurreição de Lázaro, a Tempestade acalmada, O Samaritano e o próximo, O Bom Pastor e a Verdade vos libertará! culminando, no domingo pela manhã, no aprofundamento do tema da Caridade, com apresentação dos principais aspectos das Pastorais Sociais, suas raízes na Doutrina Social da Igreja e finalmente as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora.

Para Diácono Everton Pereira, coordenador da Pamen no Regional Sul 1 da CNBB, “o retiro proporcionou uma parada para refletir sobre a nossa própria espiritualidade, recarregar as energias. Além disso, as palavras de Dom Reginaldo animaram os agentes que estavam presentes a partir da mística do cuidado: cuidado de si mesmo para então cuidar do outro, a exemplo do bom samaritano”.

O encontro contou ainda com a presença do bispo de Limeira, Dom José Roberto Fortes Palau.

Um dos momentos mais marcantes do retiro foi a misa de encerramento. O momento reuniu aproximadamente 92 agentes de pastoral presentes, representantes de 12 dioceses e 3 regiões episcopais.

Pastoral do Menor

A Pastoral do Menor tem como missão promover e defender a vida das crianças e dos adolescentes empobrecidos e em situação de risco, desrespeitados em seus direitos fundamentais.

Informações sobre a Pastoral do Menor ou de como participar de suas ações poderão ser obtidas através do e-mail [email protected]

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.