Notícias

Religiosos e religiosas realizaram sua Assembleia itinerante de formação

Dom (4)

Em sintonia com o Jubileu dos 300 anos da imagem de Aparecida, a conferência realizou sua assembleia em diversas regiões do estado de São Paulo. O grande destaque da assembleia será a Romaria ao Santuário Nacional de Aparecida

A Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) – Regional São Paulo promoveu sua Assembleia itinerante nos 12 sub-regionais (Aparecida, Caraguatatuba, Marília, Botucatu, Campinas, São Carlos. Santo Amaro, Guarulhos, Santos, Itapetininga, Barretos), dos 46  núcleos da CRB/SP. A assembleia que aconteceu entre os dias 4 de março a 17 de junho, começou na sub-região Aparecida e terminou na sede da conferência dos religiosos em São Paulo.

Com o tema Maria, Mulher peregrina que caminha guiada pelo Espírito Santo e lema Maria ícone da Igreja peregrina, o encontro foi animado pelas presenças de bispos, padres, religiosos, religiosas, leigas e leigos consagrados, comunidades novas e viúvas consagradas.

A assembleia começou no dia 4 de março e terminou no dia 17 de junho. No encerramento da assembleia realizada na sede da CRB/SP, na arquidiocese de São Paulo, dom Sergio de Deus, Bispo referencial pela vida consagrada dos 06 núcleos da arquidiocese de São Paulo, proferiu uma palavra de motivação para as religiosas e religiosos. À tarde os participantes contaram com a presença do arcebispo metropolitano de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, que indagou sobre a grande importância que a vida religiosa tem no estado de São Paulo, também informou sobre a preparação do Sínodo da Arquidiocese de São Paulo que iniciará em 2018.

Durante esses dias, além dos momentos formativos, espirituais, partilhas, escutas e planejamento, cada sub-região teve um espaço para apresentar seu trabalho para que os núcleos possam fazer uma boa caminhada nas suas regiões.

Segundo a irmã Geralda Maria, assessora executiva da CRB/SP, “na sequência dando continuidade a conclusão da assembleia, o padre  Rubens Pedro Cabral, coordenador estadual acolheu a imã Maria Inês, Presidente da CRB Nacional, que assessorou os animadores de Núcleos e provinciais com o Tema: perspectivas da Vida religiosa consagrada no momento atual. Em seguida houve a apresentação do novo Regimento Interno da conferência. A apresentação do regimento foi feita pelo padre Marcos Ávila, que participou da elaboração do material. Ao final da apresentação, os participantes aprovaram o regulamento.

Segundo a avaliação da irmã Geralda, “a assembleia foi produtiva para nossas comunidades religiosas, que nos ajudará a responder com conhecimento, os questionamentos surgidos a  Vida Religiosa Consagrada (VRC). Agradecemos a participação de todas/os pela dinâmica no qual vem fortalecendo e encorajando  a vida religiosa Consagrada”.  Ainda de acordo com a irmã Geralda o grande destaque se dará na Romaria da Vida Religiosa Consagrada do Estado de São Paulo à Aparecida no dia 03 de setembro de 2017.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.