Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

Foi divulgado, na tarde desta sábado (26/10), durante a 41ª Assembleia das Igrejas Particulares, o novo secretário-executivo da CNBB Regional Sul 1 (São Paulo). Quem assume o cargo é o Pe. Walter Merlugo Júnior (foto), da diocese de Bragança Paulista-SP. Ele substitui o padre João Carlos Deschamps de Almeida, que encerrou seu mandato.
Durante a assembleia, o presidente do Regional Sul 1, Dom Pedro Luiz Stringhini, anunciou publicamente e apresentou o novo secretário, padre Walter Merlugo Júnior.
Nascido em 04 de março de 1972, padre Walter é natural de Rio Claro (SP). Ele foi ordenado em 2014, atualmente é pároco da Paróquia Santo Antônio na cidade de Vargem-SP. É assessor das Pastorais Sociais da Diocese de Bragança Paulista.
Bacharel em Administração de Empresas pela FAAP-SP, cursou Extensão universitária em Administração de Entidades Não-Governamentais pela FGV-SP, fez especialização em Elaboração e Implementação de Projetos Sociais pela PUC-SP e Bacharel em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas).
Fez vários cursos na área da Doutrina Social da Igreja. Atualmente é assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sócio-transformadora do Regional Sul 1 da CNBB.
Pe. Walter terá a missão de articular, executar e dinamizar as atividades do Regional.
De acordo com o Regulamento do Conselho Episcopal Regional, artigo 28º, “o secretário-executivo, presbítero é nomeado pela Presidência ouvindo o parecer da Comissão Episcopal Representativa”.
O artigo 8º do Regimento interno do Secretariado recorda ainda que “o secretário executivo colabora com a Presidência e com a Comissão Episcopal Representativa na dinamização e coordenação das atividades do Secretariado Regional; executa as determinações da Comissão Episcopal Representativa; mantém os contatos com a CNBB, com os demais Conselhos Episcopais regionais e com as sub-regiões Pastorais do Regional”.
“Primeiramente surpreso e também feliz por esta missão. Sou grato a Deus e à Presidência do Regional pela confiança em mim depositada e me coloco a serviço da Igreja”, disse o padre escolhido.
Por sua vez, o Regional Sul 1 agradece a Dom Sérgio Aparecido Colombo, bispo de Bragança Paulista, por ter disponibilizado um padre de sua diocese para este serviço.
Por Renato Papis/Regional Sul 1 e membro da Assessoria de Imprensa da Assembleia.