Do Regional Formação

Regional Sul 1 realiza videoconferência para formação pastoral em tempos de pandemia

O Regional Sul 1 atento às necessidades dos agentes de pastorais e organismos e movimentos diante dos desafios oriundos do atual contexto de pandemia e isolamento social, e também visando o fortalecimento da pastoral de conjunto, promoverá uma série de encontros online de formação espiritual e pastoral.

A primeira videoconferência ocorreu no dia 09 de junho com assessoria do padre Isaías Daniel, no dia 09 de junho passado, com o tema: “formar discípulos a partir de uma espiritualidade de ação missionária.” Participaram vários agentes das Pastorais e Organismos do Regional Sul 1 (São Paulo), juntamente com o secretário executivo, padre Walter Merlugo Júnior.

Padre Isaías Daniel é presbítero da Diocese de Limeira, onde atualmente é Reitor do Seminário São Maria Vianney e assessor diocesano da Infância e Adolescência Missionária. Em sua trajetória, contribuiu de 2012 a 2017, na missão no Alto do Solimões, no Estado do Amazonas, exercendo seu sacerdócio na cidade de São Paulo de Olivença, na paróquia São Paulo Apóstolo por meio do Projeto Missionário Sul 1 – Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Espiritualidade é a capacidade de relacionar-se com o absoluto, movida por um desejo do infinito inscrito no coração da pessoa humana. Ela é diferente da religiosidade e não permite que a vida seja reduzida simplesmente aos aspectos racionais, doutrinais e rituais da experiência humana”, destacou o padre Isaías..

O padre Isaías, ainda explicou que a espiritualidade cristã possui características próprias, entre as quais podemos destacar sete: 1ª) É bíblico-cristocêntrica. Tem Cristo como fundamento e seu evangelho como fonte de vida; 2ª) É litúrgica. Encontra na liturgia o ápice da vida cristã; 3ª) É vivida no “meio do mundo”. O mundo é seu campo de vivência; 4ª) É eclesial-comunitária. Portanto, não é verticalista nem intimista e muito menos individualista; 5ª) É ecumênica. Exige abertura, respeito e diálogo na relação com pessoas de diferentes posições religiosas; 6ª) É missionária. Compromete-nos no anúncio do Reino e na vivência da humildade, sacrifício, abnegação, obediência e despojamento; 7ª) É mariana. Tem como modelo de vida a primeira discípula-cristã: Maria.

“Não é cristã a vivência da espiritualidade sem essas características. A negação desses princípios nos expõe aos perigos do fanatismo, fundamentalismo, dogmatismo, farisaísmo”, destacou o padre.

Ficou definido que o próximo encontro virtual do grupo ocorrerá no dia 23 de junho, das 17h às 18h30, com o tema Espiritualidade e qualidade de vida, com professora Márcia Regina de Carvalho, também psicóloga e teóloga da Arquidiocese de São Paulo.

Palavra do Presidente

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.