Destaques Do Regional Especial

Regional Sul 1 promove formação do Processo de Escuta da Assembleia Eclesial

A transmissão da formação on-line para animar as lideranças na participação do processo de Escuta da 1ª Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, na noite da última quarta-feira (07), teve expressiva participação das lideranças dos diversos grupos pastorais, organismos, movimentos e leigos das Igrejas Particulares que compõem o Regional Sul 1 da CNBB.

Com quase 400 participantes, a formação organizada pelo Regional Sul 1 da CNBB, teve a abertura com um momento de oração preparado pela Comissão de Liturgia do Regional e acolhida do presidente da entidade, Dom Pedro Luiz Stringhini e foi mediada pelo assessor eclesiástico para a Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1, padre Tiago Barbosa.  O secretário executivo interino da entidade, padre Thiago Faccini Paro também acompanhou o  evento.

A conferência foi ministrada pelo padre Marcus Barbosa, subsecretário-adjunto de Pastoral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e membro da Comissão Nacional de Animação da Assembleia Eclesial. Em sua explanação, em Power point, o Pe. Marcus salientou que a Assembleia Eclesial almeja responder a seguinte questão geradora: Quais são os novos desafios para a Igreja na América Latina e no Caribe, à luz da V Conferência Geral de Aparecida, dos sinais dos tempos e do Magistério do Papa Francisco, para a Assembleia e a caminho de 2031 – 2033?

Neste sentido, o assessor expôs alguns pontos principais deste processo de realização da Assembleia: reacender a Igreja de nova maneira, apresentando uma proposta restauradora e regeneradora; ser um evento eclesial em chave sinodal, e não apenas episcopal, com uma metodologia representativa, inclusiva e participativa; fazer uma releitura agradecida da Conferência de Aparecida que possibilite gerenciar o futuro; ser um marco eclesial que consegue relançar grandes temas ainda em vigor, que surgiram do documento de Aparecida e voltar a temas e agendas marcantes. Ela é um kairós. Um sinal compartilhado com outros continentes dos quais muitos frutos podem brotar. E por fim, reconectar as cinco Conferências Gerais do Episcopado Latino-Americano e Caribenho, ligando ao Magistério do Papa Francisco, em três marcos: de Medellín a Aparecida, de Aparecida à Querida Amazônia, da Querida Amazônia ao Jubileu de Guadalupano e da Redenção em 2031 – 2033.

Na sequência, aconteceu a roda de conversa, onde os participantes puderam tirar dúvidas com o assessor sobre o processo de participação. Em entrevista ao site do Regional, Padre Marcus avaliou o encontro de maneira muito positiva. “Penso que foi um bom encontro. Destaco o grande número de participantes; a expressiva presença de irmãos leigos, bispos, padres, religiosas e diáconos; o clima de espiritualidade, alegria e sinodalidade que vivenciamos no evento formativo. Sinto-me profundamente grato pela acolhida e pelo trabalho que realizamos”.

O presidente do  Regional, Dom Pedro Luiz Stringhini, ao encerrar a formação expressou sua gratidão a todos e salientou: “Agradeço a equipe de assessoria do Regional Sul 1 por ter preparado um encontro tão valioso nessa fase de consulta, no contexto e na temática da Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe. O encontro virtual foi positivo pela quantidade de participantes e pela qualidade do conteúdo apresentado pelo Pe. Marcus Barbosa, secretário executivo nacional. O encontro atingiu com êxito o objetivo de focalizar a assembleia eclesial, trazendo-a para perto das nossas Igrejas Particulares. Simultaneamente, foi uma rica ocasião de fraternidade e partilha em nosso Regional. Foi bom e agradável sentirmo-nos irmanados, unidos na mesma fé e na mesma missão eclesial”.

Também em entrevista ao site, Mônica Lopes, coordenadora da Pastoral Fé e Política, avaliou positivamente o encontro. “Considerando o importante momento da nossa Igreja, de promover uma Assembleia Eclesial, onde quer escutar a todas e a todos, ter conhecimento das dores e angústias, das expectativas de cada pessoa sobre a Igreja, o Regional Sul 1 teve uma excelente iniciativa em animar o povo de Deus de São Paulo, a participar da Assembleia, através do evento desta noite. Fiquei muito feliz em participar e ver a quantidade expressiva de pessoas que participaram. Isso nos anima, nos motiva e nos enche de esperanças”.

O encerramento do encontro ficou por conta da exibição de um vídeo produzido pelo Regional Sul 4 da CNBB e da Diocese de Joinville (SC), que ajuda a entender o Processo de Escuta da Assembleia Eclesial. A gravação da formação em breve estará disponível no Youtube do Regional.

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.