Ações Missionárias Destaques Moçambique

Regional Sul 1 promove reunião com missionários de Pemba

Realizada de forma presencial, seguindo os protocolos de segurança (distanciamento, uso de máscaras e álcool em geral), a reunião aconteceu na sede do episcopado paulista.

O bispo auxiliar de São Paulo e secretário do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Luiz Carlos Dias, acompanhado do secretário executivo da entidade, Padre Walter Merlugo Júnior, receberam na manhã desta terça-feira (26), na sede do Regional, em São Paulo, missionários que retornarão à Diocese de Pembaapós um período de férias, e uma das irmãs que integrará a missão mantida pelo Regional Sul 1 em terras moçambicanas. 

Dom Luiz ouviu a partilha de experiências vividas na missão de cada um, e as expectativas de uma das irmãs que se juntará ao grupo em Pemba, e deu-lhes uma palavra de ânimo para a vivência desse chamado missionário Ad Gentes, em nome das Igrejas Particulares do Regional Sul 1, e os agradeceu pela disponibilidade. 

Dentre os missionários que retornam estão o Padre Adriano Ferreira Rodrigues, da Diocese de Jundiaí. Ele encontra-se na África desde 2018, na Paróquia Cristo Rei, na cidade de Metoro pertencente à Diocese de Pemba. Também retorna a irmã Sephora do Humilde Rei Jesus, da Fraternidade das Pobres de Jesus Cristo (Fraternidade Missionária O Caminho), inserida na missão localizada na Região de Nangade, e posteriormente, devido aos ataques violentos, foi designada pelo bispo diocesano, Dom Luiz Fernando Lisboa, para a missão em Mecufi, distrito de Pemba, onde já está há alguns meses.

Deverá acompanhá-la a irmã Sorella do Santíssimo Sacramento, também membro da Fraternidade.  A religiosa de 33 anos, é natural de Conceição do Araguaia (PA), e vem de uma experiência missionária na Guatemala.

Participou também da reunião a missionária Roberta Sousa de Torres, conhecida como irmã Roberta da Eucaristia, da comunidade Aliança de Misericórdia, que esteve no encontro para conhecer o Projeto do Regional e no momento procura resolver a questão do visto de entrada e permanência no país africanopara assumir um projeto da comunidade Aliança de Misericórdia a qual pertence, em Maputo. 

“No Regional temos procurado estreitar o contato com nossos missionários em Pemba, para acompanha-los e cooperarmos nos desafios enfrentados por eles em terras moçambicanas. Têm recebido todo o respaldo da Diocese de Pemba, em grande esforço de Dom Luiz Fernando Lisboa, o que nos tranquiliza, mas também estamos na retaguarda”, declarou dom Luiz.

O religioso afirmou também que neste encontro “procuramos demonstrar nossa alegria pela disponibilidade deles em testemunhar Jesus Cristo para além de nossas fronteiras e pelo bem imenso que ajudam a proporcionar àqueles irmãos e irmãs. Contam com nossas orações”, disse Dom Luiz.

Para o Padre Adriano Ferreira Rodrigues, 41 anos de idade, 17 anos como sacerdote, e há 3 anos na Missão na África, “Foi muito bom o encontro. Ser acolhido pelo Regional, ainda mais com a presença de Dom Luiz, uma grata surpresa para mim! Em muitos momentos da Missão encontramos desafios e complicações, e este encontro – presencial, nestes tempos tão difíceis – conforta bastante o coração, saber que não estamos sós, que somos uma Igreja em missão. Oportunidade para partilhar e também conhecer a nova irmã para a Missão em Pemba”, destacou.

As irmãs Sephora e Sorella, da Fraternidade Missionária também relataram a satisfação com a iniciativa, “foi uma grande alegria participarmos do encontro com Dom Luís e o Pe. Walter, desta forma poder conhecê-los e dar a eles a oportunidade também de conhecer o nosso trabalho na Missão de Pemba no seu todo, com suas alegrias e seus desafios. Somos muito felizes em poder colaborar com a Missão naquela região”.

Já para irmã Roberta da Eucaristia, 35 anos, da comunidade Aliança de Misericórdia, “esse encontro foi importante, sobretudo para conhecer o trabalho que a CNBB tem e faz através deste Regional da CNBB, em Moçambique. A conversa foi muito proveitosa. Ouvir experiências dos irmãos que já moram em Moçambique, aquece meu coração, sendo que vou morar lá. Ter a presença de Dom Luiz, também foi muito significativo, o pastor junto com as ovelhas. Foi muito bom, um clima de sinodalidade na Igreja”, frisou.

Os missionários retornarão para a Missão no início do próximo mês, o contrato de cada um deles é pelo período de quatro anos.

A colaboração do Regional Sul 1 com a diocese de Pemba, proporciona aos missionários realizarem um trabalho religioso e humanitário junto a uma população lutadora e alegre, mas com muitos desafios no seu cotidiano, sobretudo neste momento de particular preocupação, com a pandemia da Covid-19 e com os ataques terroristas na região da missão.

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.