universidades_cnbb
Presente no evento, o pesquisador e agente de pastoral, André Marino Gonçalves.  O Setor Universidades atua por meio do saber, formação e articulação da ação evangelizadora, a partir das Diretrizes Gerais da ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2015 – 2019) , procurando despertar o protagonismo dos cristãos leigos e leigas, padres e religiosos, para a sua missão de discípulos e missionários no campo da educação e da cultura. (Foto: Universitários Cristãos)
 O Regional Sul 1 da CNBB participou do 7° Encontro Nacional de Colaboradores do Setor Universidades da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), nos dias 02 a 03 de fevereiro, em Brasília, DF. Presente no evento, o pesquisador, agente de pastoral e articulador do Setor Universidades no Regional Sul 1 da CNBB, André Marino Gonçalves, disse que o objetivo do encontro  foi  analisar e refletir os caminhos que o Setor Universidades tem percorrido nos últimos anos.
O evento recebeu 35 representantes vindos de todas as regiões do Brasil .
No dia em que a liturgia fazia memória da Apresentação do Senhor, os participantes começaram o encontro reunidos ao redor do altar com a celebração da Eucaristia e na sequência foram agraciados pelo tema “Antropologia Cristã do Papa Francisco: educar ao humanismo solidário” proferido pela irmã Cláudia Chesini (ANEC).
A partir desta provocação que o documento publicado pela Congregação para a Educação Católica nos faz, começaram os diálogos que inspirou a pensar o potencial que as instituições de ensino superior possuem para transformar realidades em prol do bem comum.
No sábado o encontro percorreu um itinerário de “Memória e Avaliação” iniciado pelas colaboradoras Taciane Barros e Eneida Bonfim, que após recordar as diversas atividades desenvolvidas pelo Setor Universidades desde 2015, apresentaram as forças, fraquezas, ameaças e as oportunidades oriundos da consulta feita a todos os colaboradores.
Na sequência a programação previu a comunicação em blocos de projetos.
No bloco I:
– Articulação dos regionais do Norte e Centro Oeste, apresentado pelos padres Danilo Pinto e Silas Silva, S.J.
– Ensino EAD: perfil do público e estudo de caso, apresentado pelo professor Rodrigo Félix(UERJ).
No bloco II:
– Programa Missão País, apresentado por Valcir Moraes (PUCPR).
– II Encontro Nacional de Docentes do Ensino Superior e I Encontro Nacional de Profissionais à Luz do Ensino Social da Igreja, uma proposta de evento que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro e que foi comunicada por pe. Danilo Pinto, pe. Eduardo Rocha e pe. Renato Teixeira e pelos professores Everthon Oliveira e Thiago Paulino.
– Núcleo de Estudantes Internacionais e Estudantes com Necessidades Específicas, apresentado pelas colaboradoras Taciane Barros e Priscila Motta, respectivamente.
Os diálogos que aconteceram ao redor de cada uma das comunicações realizadas, não raras vezes, fizeram eco ao conteúdo do documento apresentado no início do encontro. O desafio apresentado pela Ir. Cláudia de um “desenvolvimento conjunto das oportunidades civis através de um plano educativo, capaz de explicar as motivações da cooperação num mundo solidário” parece servir como eixo de conexão entre as propostas que os colaboradores do Setor Universidades trouxeram para o encontro.
A presença de representantes de cada região do Brasil, sendo estes agentes de presença significativa no ambiente universitário, a saber, professores, colaboradores e estudantes, fortalece este setor da CNBB e descortina-se um horizonte de inúmeras possibilidades de anuncio do Evangelho nas Instituições de Ensino Superior de nosso país, contribuindo assim para a construção de relações de justiça e de paz, premissas para a instauração do Civilização do Amor. Concluímos o encontro com a ousadia de completar as palavras do Papa Francisco: “Senhor, fazei-nos artesãos de unidade” na diversidade.
Texto: Valcir Moraes. Observatório de Evangelização e Pastoral da PUCPR