Destaques Do Regional Notas

Regional Sul 1 emite nota de condolências pelo falecimento do bispo emérito de Osasco

A Presidência do Regional Sul 1 da CNBB emite nota de pesar pelo falecimento de Dom Ercílio Turco, bispo emérito de Osasco (SP), falecido na madrugada desta quarta-feira, 30 de outubro, no Hospital da Luz, Município de São Paulo. O bispo tinha 81 anos e lutava contra um câncer. Ele estava internado desde o dia 19 de outubro.

 

São Paulo, 30 de outubro de 2019.

Caríssimo Dom João Bosco Barbosa de Sousa!
Bispo Diocesano de Osasco – SP

Na madrugada desta quarta-feira, Dom Ercílio Turco, Bispo Emérito de Osasco fez sua páscoa definitiva, após um período de convalescência.

Dom Ercílio, após destacada atuação presbiteral na Arquidiocese de Campinas, sua terra natal, foi nomeado Bispo da Diocese de Limeira em 18 de novembro de 1989, e adotou como lema de seu episcopado Evangelium Dei Evangelizare (Anunciar o Evangelho de Deus).

Este lema expressa a inspiração que o Espírito Santo suscitou nesta pessoa serena ao ser chamado e enviado pelo Senhor da messe, levando-o a uma dedicação intensa, criativa e fiel às dioceses nas quais exerceu o ministério episcopal, como revela uma retrospectiva de seus trabalhos.

Na Diocese de Limeira, onde foi Bispo titular entre 1990 a 2002, são abundantes os frutos de suas iniciativas e empenhos em prol da evangelização, notadamente na formação dos novos padres e dos fiéis leigos e leigas; da comunicação, com a criação da Rádio Magnificat; e da administração, com a construção e reestruturação da Cúria. Também conduziu com êxito o jubileu de prata da diocese.

Na Diocese de Osasco, para a qual foi transferido em abril de 2002, pelo Papa João Paulo II, imprimiu, a partir de suas iniciativas, as mesmas perspectivas evangelizadoras do trabalho anterior.  Além disso, criou 30 paróquias, deu impulso ao Setor Juventude e retomou a romaria diocesana à casa da Mãe Aparecida.

No Regional Sul 1, sempre primou por gestos de comunhão com os irmãos bispos e participação nas Assembleias, procurando inserir sua Igreja Particular nas reflexões em vista da assimilação das Diretrizes da CNBB. Em 2008 integrou a presidência do Regional no cargo de Vice-Presidente.

A Presidência do Regional Sul 1 manifesta solidariedade a Dom João Bosco Barbosa de Sousa, bispo de Osasco, assim como aos seus familiares e a todos os demais discípulos missionários da diocese, neste momento de pesar.

Na proximidade da comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, nos voltamos para a grande esperança de que aqueles que pelo batismo, foram inseridos em Cristo crucificado e ressuscitado, através da morte, passam com Ele à vida sem fim.

Contem com nossas orações.

Dom Pedro Luiz Stringhini
Bispo de Mogi das Cruzes
Presidente do Regional Sul 1 da CNBB

Dom Edmilson Amador Caetano
Bispo de Guarulhos
Vice- Presidente do Regional Sul 1 da CNBB

Dom Luiz Carlos Dias
Bispo Auxiliar de São Paulo
Secretário do Regional Sul 1 da CNBB

 

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.