No último dia 18 de fevereiro de 2025, foi promovida pela OSIB Regional Sul I em parceria com a Faculdade Dehoniana, uma formação remota para os seminaristas e para os formadores do Estado de São Paulo.
O tema proposta foi “A virtude teologal da esperança” em comunhão com o Ano Jubilar da Esperança instiutido pelo Santo Padre o Papa Francisco. O conteúdo foi ministrado pelo pe. Marcial Maçaneiro, SCJ, professor da PUC-PRe contou com a presença de mais 300 seminaristas e formadores.
O encontro teve inicio com a apresentação dos membros da diretoria da OSIB do Regional, entre eles: pe. Edvagner, da Diocese de Jales, presidente da Diretoria; pe. Odair Nogueira, tesoureiro, Arquidiocese de Campinas; e pe. Marcelo Henrique, secretário, da Diocese de Taubaté que intermediou a formação.
Após apresentação do assessor, foi dada a palavra ao pe. Marcial que discorreu de forma dinâmica e sistemática sobre a virtude teologal da esperança usando como fio condutor o Catecismo da Igreja Católica.
O palestrante reforçou a virtude da esperança como força que movimenta nossa vida, partindo da reflexão de dois endereços: o Pai Nosso e as Bem-aventuranças. Ressaltando a necessidade de superar a crise que é a falta de condições de ter esperança que gera falta de generosidade.
Olhando o exemplo de Abraão, na dinâmica da oblação da própria vontade e assim aderir a vontade do Espírito Santo. Afinal, cada um de nós somos sujeitos da esperança, somos instrumento de Deus que tocados pela esperança ativa em movimento a fé e a caridade.
O palestrante ainda conduziu suas reflexões resgatando a encíclica do Papa Bento XVI “Spe Salvi” (30 de novembro de 2007 – Salvos pela Esperança) e outros autores para discorrer sobre uma Filosofia da Esperança, uma Pedagogia da Esperança, uma Teologia da Esperança e uma Espiritualidade da Esperança.
O palestrante abordou a respeito dos efeitos da esperança e seus lugares, onde fazemos a experiência da esperança.
O momento é concluido tirando dúvidas dos presentes na formação, e que, foi tão frutuoso que se propôs a ideia de novo encontro no futuro para aprofundar as reflexões abordadas pelo palestrante.
No dia 06 de Maio, nos mesmos moldes, a OSIB Regional Sul 1, promoverá mais uma noite formativa imbuida pelo Ano Jubilar. No dia 13 de setembro teremos a Peregrinação Regional à Basílica Nacional em Aparecida para os seminaristas e formadores.
Texto: Comunicação OSIB Regional Sul 1



