Notícias

Regional Sul 1 da CNBB inicia a articulação da Pastoral Universitária

 “A articulação dos regionais tem sido uma prioridade do trabalho neste quadriênio pastoral”, destaca o assessor do setor Universidades.

Os coordenadores diocesanos da Pastoral Universitária e representantes de forças da ação evangelizadora no ambiente universitário, do regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), estiveram reunidos para articular o trabalho pastoral. A reunião aconteceu na casa de Retiro N. Sra. do Cenáculo, em Taboão da Serra, SP, entre os dias 02 e 03 de dezembro de 2016.

No encontro, foram apresentados o processo histórico de formação dos regionais da CNBB e os que possuem a Pastoral Universitária articulada, com os seus diferentes formatos de organização. Na sequência, os participantes partilharam as suas experiências de articulação da pastoral, em âmbito diocesano.

O assessor do setor universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, padre Danilo Pinto dos Santos apresentou as atribuições do coordenador regional. Que em linhas gerais é colaborar com a formação e a articulação das pastorais das dioceses do regional. “ A articulação dos regionais tem sido uma prioridade do trabalho neste quadriênio pastoral. De 18 regionais temos apenas 8 articulados. Precisamos identificar essas lideranças, colocá-las em contato e iniciar uma caminhada conjunta em vista da missão da igreja no ambiente universitário em todos os regionais do país, destacou o padre.

Com a ajuda de dom Carlos Lema, bispo referencial para o Setor Universidades no regional, foram definidos os critérios para escolha dos coordenadores e para a tarefa de articulação pastoral. Padre Renato Alves, de São Paulo, e Priscila Motta, de São Bernardo do Campo, serão os responsáveis pelas atividades na cidade e região metropolitana de São Paulo. O padre Eduardo Lima e a professora Ivana Maciel, ambos de Jales (SP), foram os escolhidos para o interior do estado”.

Outra novidade é que, em virtude do grande número de movimentos presentes nas Instituições de Nível Superior (IES) do regional, foi criado uma coordenação para esta articulação específica, que ficará sob a responsabilidade de André Marino do Ministério Universidades Renovadas (MUR). Os coordenadores terão a missão de auxiliar dom Carlos Lema no trabalho de articulação e na formação dos cristãos presentes na Universidade. Para tanto, foram traçadas metas de articulação de curto, médio e longo prazo. Este percurso que iniciará com um mapeamento das IES, PU’s e Movimentos presentes no Ensino Superior irá culminar com o Congresso Regional de Universitários Católicos de São Paulo, em 2018.

Com informações da coordenação do setor Universidades da CNBB

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.