Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O Regional Sul 1 da CNBB, enviou no último dia 31 de dezembro mais um missionário para a Diocese de Pemba em Moçambique, na África: Padre Carlos Guimarães da Diocese de Mogi das Cruzes em São Paulo.

O sacerdote dará continuidade aos trabalhos missionários de Evangelização e acompanhamento pastoral nas comunidade.

Em comunicação com nosso Regional, Padre Carlos relata que: “Encontrei uma Paróquia muito organizada e dinâmica, com diversas comunidades que trabalham muito bem e de forma orgânica.”

Além das necessidades já conhecidas na África, diante de uma pobreza extrema, fome e guerra, Padre Carlos ressalta que houve um forte apelo em seu sim para o chamado:
“Meu chamado à missão se deu a partir da minha experiência e formação na instituto dos Pobres de Jesus Cristo, que tem a MISSÃO como carisma.”

A Missa de envio do novo missionário aconteceu no dia 09 de dezembro de 2022, na sede do Regional, na ocasião, aconteceu o Encontro com as Pastorais, Movimentos e Organismos, momento de avaliação, partilha e incentivo mútuo entre os grupos. Padre Carlos pôde conhecer ainda mais as atividades realizadas e se mostrou motivado a iniciar sua missão.

A colaboração do Regional Sul 1 com a diocese de Pemba, proporciona e acompanha os missionários na realização de um trabalho amplo, seja no âmbito religioso e humanitário, diante dos muitos desafios no seu cotidiano com os ataques terroristas na região da missão.

 

Breve histórico da Diocese de Pemba

Criada em 1957, com uma área de cerca de 82.625 quilômetros quadrados e localizada ao norte de Moçambique, a Diocese de Pemba abrange toda a Província de Cabo Delgado, que faz fronteira ao norte com a Tanzânia e ao sul com Nampula.

Moçambique é um dos países mais pobres do continente africano, e a Província de Cabo Delgado é uma das suas regiões mais carentes com uma população de dois milhões, trezentos e quarenta mil habitantes.

Estima-se que 30% da população seja católica, entre 20% e 22% muçulmanos, e quase metade da sociedade local (cerca de 48% a 50%) tenham religiões tradicionais africanas.

 

 

 

Desejamos ao Padre Carlos e aos demais missionários presentes em Moçambique, um período frutuoso e de paz!
O Regional Sul 1 conta com a ajuda de doações para manter esses projetos missionários.

Aqueles que desejam colaborar, podem enviar suas doações através da conta bancária: Branco do Brasil (001), agência 2800-2, conta corrente 686868-1, CNPJ 33.654.419/0009-73.