Notícias

Regional prestigia noite de lançamento da Nova Bíblia Pastoral

O Regional Sul 1 da CNBB marcou presença na noite de lançamento da Nova Bíblia Pastoral da Paulus Editora.  A solenidade foi realizada ontem, 19/03, e contou com a participação de renomados teólogos e biblistas, além da presença de diversos convidados, que lotaram o auditório da FAPCOM , no bairro da Vila Mariana, na Capital. Confira abaixo reportagem:

para_o_site
O evento faz parte das comemorações do centenário da Pia Sociedade de São Paulo que, no dia 20 de agosto, celebrará seu primeiro centenário no mundo

Na noite desta quarta-feira, 19 de março, a FAPCOM – Faculdade PAULUS de Tecnologia e Comunicação, em São Paulo, foi palco do mais importante lançamento da editora neste ano de 2014. Trata-se da Nova Bíblia Pastoral.

De acordo com padre Tom Viana, gerente de Marketing da PAULUS Editora, que apresentou a solenidade, “o evento faz parte das comemorações do centenário da Pia Sociedade de São Paulo que, no dia 20 de agosto, celebrará seu primeiro centenário no mundo”. Padre Claudiano Avelino dos Santos, diretor Multimedial da PAULUS, também esteve presente, ressaltando a alegria dos Paulinos com o lançamento da nova Bíblia. Ele trouxe também uma mensagem do provincial do Paulinos, padre Valdir de Castro, que no momento está na Argentina, e ressaltou a importância de editar a Palavra de Deus.

Com isso, a noite de ontem proporcionou aos convidados essa experiência ímpar que marca um novo momento, não somente para a PAULUS, mas para a Igreja e toda a sociedade brasileira.

Na abertura do evento, enquanto apresentou um breve histórico das cinco edições já publicadas no Brasil pela PAULUS, padre Paulo Bazaglia, que é mestre em Exegese Bíblica e coordenador da equipe que elaborou a nova edição, explicou que a variedade de traduções bíblicas revela a riqueza inesgotável da Palavra de Deus, centro animador das publicações da PAULUS. “Foram anos de trabalho, com uma grande equipe, exegetas que têm os olhos na Bíblia e os pés na realidade”, ressaltou.

De acordo com Bazaglia, esta edição, com a mesma orientação pastoral da anterior, lançada em 1990, traz nova tradução, novas introduções e novas notas, em vista da animação bíblica da pastoral. O título, agora proposto apenas como Nova Bíblia Pastoral, quer fazer jus ao modo como a Bíblia Sagrada – Edição Pastoral (1990) tornou-se conhecida no Brasil.

Com palavras de fácil compreensão, respeitando a riqueza das línguas bíblicas originais (hebraico, aramaico e grego), a Bíblia do centenário da PAULUS quer chegar a todos com pastoralidade também no preço, sendo acessível a todas as classes. “A Bíblia é a nossa principal publicação, a alma de todas as outras publicações, e temos a preocupação de oferecer o que existe de mais atual. Além disso, está em nosso DNA trabalhar para que a Palavra de Deus seja oferecida da melhor forma possível”, completa Bazaglia.

José Ademar Kaefer, que colaborou na nova edição, doutor em Teologia Bíblica pela Universidade de Münster, Alemanha, e especialista em Sociologia da Religião, comparou a história dos povos pobres, ameríndios e afrodescendentes, da América Latina e Caribe, com a história dos povos da Bíblia, que em tempos diferentes passaram por situações semelhantes. “Compreender a história dos pequenos de Javé, povos pobres daquele tempo, ensina a ler a Bíblia de um outro modo. E este novo modo está presente na Nova Bíblia Pastoral”, disse.

A capa da Nova Bíblia Pastoral é autoria de Cláudio Pastro, artista plástico com especialização em arte sacra, que neste trabalho traz em primeiro plano o Cordeiro Pascal, com a Nova Jerusalém ao fundo. São suas também as ilustrações que abrem cada livro bíblico. “Agradeço a PAULUS, que há 20 anos me convidou para fazer a capa da primeira edição. O meu trabalho de arte sacra entra no Espírito, e Ele cria a forma e traços da arte. Nesses traços, sobressaem Deus e suas Palavras”.

Presentes no lançamento estavam também padre José Dias Goulart, revisor literário da nova edição, e padre Antônio Carlos Frizzo, que contou sua trajetória de participação no projeto, colaborando com traduções e notas. “Fico contente em fazer parte dessa equipe. A tradução da Bíblia é difícil, não é perfeita, pois perfeito é somente Ele. O trabalho valeu a pena”, completou.

Ao final das apresentações, padre Paulo Bazaglia agradeceu a todos os presentes e aos que, por algum motivo, não puderam participar. Também ressaltou que o lançamento da Nova Bíblia Pastoral é um marco para os Paulinos do Brasil. “A nobre missão de oferecer o ‘Livro de Deus’, atualizado para a pastoral de hoje, nos faz transbordar de alegria”.

“Este é um dia de festa para nós! A PAULUS Editora vem, ano após ano, dedicando-se à edição, revisão e atualização dos textos bíblicos. E este trabalho, de oferecer ao povo brasileiro, de forma acessível, a Palavra de Deus, continuará com o mesmo dinamismo inspirador de nosso pai, o apóstolo Paulo”, finalizou.

Conheça aqui a Nova Bíblia Pastoral da Paulus Editora. Veja as fotos do lançamento!

Reportagem de Angélica Feliciano. Foto Renato Papis, MTb 61012/SP 

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.