Destaques Falecimento Nota Presidência

Regional emite nota de pesar pelo falecimento de Dom José Maria, Bispo Emérito de Presidente Prudente

O Regional Sul 1 da CNBB, com profundo pesar, recebe a notícia do falecimento de Dom José Maria Liborio Camino Saracho, Bispo Emérito da Diocese de Presidente Prudente, aos 89 anos.

Segundo a diocese, no dia 5 de agosto, Dom José foi internado no Hospital Santa Maggiore, em São Paulo, para realizar uma cirurgia, onde veio a falecer na tarde desta segunda-feira, 30 de agosto, diagnosticado com pneumonia.

Leia a nota na íntegra

Secr. Prot. 23/21

Nota de pesar pelo falecimento de Dom José Maria Libório Camino Saracho, Bispo emérito de Presidente Prudente

O Regional Sul 1 da CNBB, com profundo pesar, recebe a notícia do falecimento de Dom José Maria Liborio Camino Saracho, Bispo Emérito da Diocese de Presidente Prudente, aos 89 anos. Segundo a diocese, no dia 5 de agosto, Dom José foi internado no Hospital Santa Maggiore, em São Paulo, para realizar uma cirurgia, onde veio a falecer na tarde desta segunda-feira, 30 de agosto, diagnosticado com pneumonia.

Dom José nasceu em Santuareviscaya, no país Basco, em 13 de novembro de 1931. Ordenou-se presbítero em 1958, em Bilbao. Em 1967, veio como missionário para o Brasil, e no dia 16 de junho de 1999, foi nomeado pelo Papa João Paulo II, Bispo Auxiliar de São Miguel Paulista. Depois, em 20 de fevereiro de 2002, foi nomeado como 4º Bispo Diocesano de Presidente Prudente. Tomou posse na Catedral de São Sebastião, em 7 de abril de 2002, onde governou até o ano de 2008, quando se tornou emérito.

Em seu ministério Episcopal, Dom José sempre esteve muito próximo às pessoas mais carentes, apoiando especialmente a Comissão Pastoral da Terra (CPT). Por sua luta e engajamento, foi escolhido pelos Bispos para acompanhar a CPT no âmbito do Regional Sul 1, serviço que prestou por vários anos, com zelo e dedicação, em todo Estado de São Paulo.

Rendendo graças ao Bom Deus, pela vida, testemunho e ministério de Dom José, a Presidência do Regional Sul 1 da CNBB se solidariza com a Diocese de Presidente Prudente, sobretudo com Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo Diocesano e todo o clero. Consolados pelas palavras de São Paulo, na liturgia de hoje: “Se Jesus morreu e ressuscitou – e esta é nossa fé – de modo semelhante Deus trará de volta, com Cristo, os que através dele entraram no sono da morte” (1Ts 4,14), expressamos os nossos mais sinceros sentimentos.

Em Jesus Cristo ressuscitado!

Dom Pedro Luiz Stringhini
Presidente

Dom Edmilson Amador Caetano
Vice-Presidente

Dom Luiz Carlos Dias
Secretário

São Paulo, 30 de agosto de 2021.

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.