Comissões Episcopais Pastorais

Regional é representado na Assembleia Nacional da Pastoral de DST/AIDS

 

Assembleia_reduzida
Dois grandes encontros de conscientização sobre o vírus HIV e a AIDS marcaram a formação dos agentes da Pastoral DST/AIDS

Representantes da Pastoral de DST/AIDS participaram da Assembleia Nacional da Pastoral de DST/Aids e do XI Seminário Nacional de Prevenção ao HIV, promovido simultaneamente no final deste mês, de 25 a 27 de outubro, em Porto Alegre, RS, no Convento dos Capuchinhos.

Além de eleger a nova diretoria responsável pela gestão nos próximos três anos, dom Eugênio Rixen, bispo de Goiás e bispo referencial da Comissão Episcopal da Pastoral da Aids, frei Luiz Carlos Lunardi, assessor nacional, e frei José Bernardi, secretário executivo, estiveram reunidos com os representantes da pastoral nos diferentes Regionais da CNBB para avaliar as ações executadas e traçar novos objetivos.

Dom Eugênio Rixen lembrou que, na linha da compaixão, a motivação dos agentes da Pastoral de DST/Aids é a misericórdia relatada na parábola do bom samaritano. “Queremos colaborar na luta contra essa doença que ainda dá limite à vida das pessoas. É um serviço que nós fazemos com muitas outras organizações públicas (federais, estaduais e municipais)”, relatou dom Rixen. Ele acompanha de perto os trabalhos da Pastoral de DST/Aids desde o surgimento dela em 1999 − ainda que, oficialmente, como bispo referencial seja a partir de 2002. Uma de suas preocupações é o “caminhar dentro da Igreja sempre em diálogo com os diferentes rostos da sociedade”.

Estiveram representando o Regional Sul 1 da CNBB: padre Mauro Marçal (Coordenador Regional), Dulce Helena Pena Andrade (diocese de Franca), Lucilia Vicente Fonseca (Diocese de Santos),  Frei Marcos Pessoa (Diocese de Presidente Prudente) e Irmã Margareth N. Crispim da Silva (CEFRAN)

A Pastoral de DST/AIDS é uma pastoral, vinculada à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, que tem como objetivo o serviço de prevenção ao HIV e a assistência aos soropositivos, acompanhando e defendendo seus direitos.

De São Paulo, Renato Papis, MTb 61012/SP. Com informações de Lucilia Vicente Fonseca.

 

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.