No último dia 07, feriado da Independência do Brasil, ocorreu na cidade de Barretos (SP), o 1° Encontro de Seminaristas da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto (RP), que compreende duas sub-regiões pastorais, a saber, RPI I (com a Arquidiocese de Ribeirão Preto e as dioceses de Jaboticabal , Franca e São João da Boa Vista) e RP II (com as dioceses de Jales, Votuporanga, São José do Rio Preto, Barretos e Catanduva).

A iniciativa eclesial reuniu mais de 150 seminaristas das diversas etapas formativas, bem como os seus respectivos padres formadores.

Dom Moacir Freitas, bispo diocesano de Votuporanga; Dom Valdir Mamede, bispo diocesano de Catanduva; Dom Milton Kenan Júnior, bispo diocesano de Barretos; Dom Eduardo Pinheiro, bispo diocesano de Jaboticabal; Dom Moacir Silva, arcebispo de Ribeirão Preto e vice-presidente do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Dom Paulo Beloto, bispo diocesano de Franca e referencial da Organização dos Seminários e Institutos do Brasil (OSIB) no Regional Sul 1.

 

  

  

Para celebrar este momento e, em consonância com o Ano Vocacional, que está em sua 3° edição no Brasil com o tema “Vocação: graça e missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho”, foi escolhido o Santuário Nossa Senhora do Rosário, uma vez que nesta mesma paróquia se encontra os restos mortais do Servo de Deus Pe. André Bortulameot, dando a oportunidade de reconhecer a vida, virtudes e santidade deste sacerdote que está em processo de canonização. Em profunda comunhão, os seminaristas, padres e bispos recitaram a Oração do Santo Terço e participaram da Celebração Eucarística presidida pelo bispo de Barretos.

 

Em sua homilia, Dom Milton destacou o chamado vocacional e como vivê-lo de forma concreta na vida dos vocacionados.

Após a missa, todos se dirigiram ao complexo IRCAD, centro de treinamento em cirurgia minimamente invasiva do continente, que pertence ao Hospital de Amor de Barretos, onde, brevemente, foram acolhidos pelo seu gestor, o sr. Henrique Prata, presidente da associação Pio XII.

 

Segundo o Pe. Edvagner Tomaz da Cruz, reitor do Seminário Diocesano de Jales e assessor da OSIB no Regional Sul 1, o “encontro contribuiu na formação dos seminaristas e teve a oportunidade de enfatizar as dimensões da etapa formativa que cada vocacionado é convidado a viver: a dimensão Espiritual, com as orações diversas celebradas; a dimensão Comunitária, com a convivência entre as dioceses; a dimensão Social, com a visita na gestão do Hospital de Amor”.

 

 

Texto: Vitor Rafael (seminarista) l Pe. Edvagner

Fotos: Pascom I Diocese de Barretos