Os Bispos da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto, divulgou, uma nota direcionada aos fieis católicos com “esclarecimentos a respeito de palavras, expressões e procedimentos que são de uso tradicional em nossa Igreja e que, de uns tempos para cá, passaram a ser usadas também por denominações que não estão em comunhão com a Igreja Católica Apostólica Romana”. Confira o texto na íntegra!
Esclarecimento dos Bispos da Província Eclesiástica de Ribeirão Preto aos fiéis da Igreja Católica Apostólica Romana
A Igreja Católica Apostólica Romana, fiel e perseverante na transmissão da fé recebida dos Apóstolos, está unida ao Papa, sucessor do Apóstolo Pedro, e aos bispos em comunhão com ele. Os fiéis católicos apostólicos romanos reúnem-se também em torno dos padres e diáconos, que estão em comunhão com os bispos e foram por eles legitimamente ordenados para os respectivos ministérios.
Atualmente, várias Igrejas e Comunidades Cristãs, não unidas ao Papa e aos bispos em comunhão com ele, apresentam-se como “católicas”, “católicas apostólicas”, “católicas carismáticas”, “católicas renovadas”, “católicas apostólicas ortodoxas”, “católicas apostólicas brasileiras”. Diversas pessoas e iniciativas religiosas são apresentadas como “católicas”, utilizando os mesmos sinais já tradicionais da nossa identidade católica apostólica romana (nomes, títulos, vestes clericais e litúrgicas, símbolos, textos litúrgicos…).
Esta falta de clareza no âmbito das organizações religiosas ditas “católicas” é motivo de perplexidade, confusão e desorientação para os fiéis a nós confiados, podendo causar dano à sua fé. Cumprindo nossa grave responsabilidade de, em nome de Jesus Cristo, Bom Pastor, cuidar das ovelhas do seu rebanho, conduzindo-as pelos caminhos do Evangelho e defendendo-as contra todos os perigos e enganos, vimos esclarecer e chamar a atenção para o que segue:
1. Somente representam legitimamente a Igreja Católica Apostólica Romana os bispos que estão em comunhão com o Papa e os sacerdotes e diáconos em comunhão com esses bispos católicos apostólicos romanos. Dioceses, paróquias e santuários da Igreja Católica Apostólica Romana são somente aquelas e aqueles que estão sob a responsabilidade de tais bispos, sacerdotes e diáconos;
2. É direito dos fiéis católicos apostólicos romanos e de qualquer outra pessoa, obter informações certas sobre a identidade religiosa das pessoas que representam qualquer religião, igreja ou grupo religioso; o exercício da liberdade religiosa só é possível mediante esta clara identificação;
3. Os fiéis católicos apostólicos romanos que necessitarem de informações sobre a legitimidade dos seus representantes hierárquicos podem obtê-las através dos padres e diáconos das paróquias católicas apostólicas romanas conhecidas, ou através das cúrias das respectivas dioceses.
4. Esclarecemos aos fiéis católicos apostólicos romanos e a quem interessar possa, que nossa Igreja não realiza batizados e casamentos fora das igrejas e espaços normalmente destinados ao culto e às celebrações sagradas.
5. Desaprovamos toda forma de simulação dos Sacramentos da Igreja Católica Apostólica Romana, bem como a exploração comercial, como fonte de lucro, da religião e da boa fé do povo; afirmamos que, ao nosso entender, isso é um grave desvio da natureza e da finalidade da religião e desrespeita profundamente a Deus e ao próximo;
6. Estimulamos a todos os nossos fiéis a se manterem firmes na FÉ, recebida dos Apóstolos e testemunhada pelos santos e mártires ao longo da história; estejam unidos aos seus legítimos bispos e sacerdotes, colaborando com eles na vida e na missão da Igreja; frequentem as comunidades de fé e caminhem com elas, nas paróquias e outras organizações da Igreja, e busquem todos conhecer mais profundamente o rico patrimônio da fé e da vida cristã, que a Igreja Católica Apostólica Romana preserva e transmite com fidelidade, de geração em geração.
Assinam os bispos das dioceses católicas apostólicas romanas da província eclesiástica de Ribeirão Preto
Dom Moacir Silva
Arcebispo de Ribeirão Preto
Dom Luiz Demétrio Valentini
Bispo de Jales
Dom Antônio Fernando Brochini, CSS
Bispo de Jaboticabal
Dom Davi Dias Pimentel
Bispo de São João da Boa Vista
Dom Tomé Ferreira da Silva
Bispo de São José do Rio Preto
Dom Edmilson Caetano Amador, Ocist.
Bispo de Barretos
Dom Otacílio Luziano da Silva
Bispo de Catanduva
Dom Paulo Roberto Beloto
Bispo de Franca
Ribeirão Preto, 28 de janeiro de 2014.