Notícias

Procissão e Missa marcam os 35 anos da Diocese de São José dos Campos

IMG_0424_siteUma bonita festa marcou a comemoração dos 35 anos da Diocese de São José dos Campos e a recepção da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, na noite do dia 30 de abril.

A celebração começou com a Procissão Luminosa. Saindo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes, no Parque Industrial, o povo acompanhou o bispo diocesano, dom Cesar Teixeira, e o andor de Nossa Senhora Aparecida, em um percurso de um quilômetro e meio. A procissão foi até o Pavilhão do Centro da Juventude, onde aconteceu a Celebração Eucarística. Cerca de 5 mil pessoas participaram dos momentos de fé e devoção que uniram a Igreja Particular de São José dos Campos.

Imagem Peregrina – Na manhã do dia 30 de abril, Dom Cesar Teixeira recebeu, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, a Imagem Peregrina, que irá passar por todas as paróquias da diocese durante um ano. A missa foi na parte da manhã, com a presença do reitor do Santuário Nacional, padre João Batista de Almeida, que entregou a imagem para o nosso bispo diocesano. A visita da imagem faz parte das comemorações pelos 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora nas águas do Rio Paraíba.

A Diocese de São José dos Campos – A Diocese foi criada pelo Papa São João Paulo II, através da Bula Pontifícia Qui In Beati Petri, de 30 de janeiro de 1981, e instalada no dia 1.º de maio do mesmo ano. O nome oficial da diocese, conforme o documento pontifício é Sancti Joseph In Brasilia, sendo usado normalmente o nome de Diocese de São José dos Campos. Foram seus Bispos Diocesanos: D. Eusébio Oscar Scheid, SCJ (depois Arcebispo de Florianópolis e Arcebispo Cardeal do Rio de Janeiro); D. Nelson Westrupp, SCJ (depois Bispo de Santo André), Dom Moacir Silva (depois Arcebispo de Ribeirão Preto) e atualmente D. José Valmor Cesar Teixeira, SDB (já Bispo em Bom Jesus da Lapa).

O novo mapa da Diocese –  Ao longo de sua história, a Diocese ganhou novos contornos com a criação de novas paróquias. Ao ser criada, em 1981, a Diocese contava com 21 paróquias. Hoje, são 45 paróquias – um crescimento que busca acompanhar o crescimento demográfico de nossas regiões.

A Diocese de São José dos Campos é dividida em 7 Regiões Pastorais, que facilita a organização e o trabalho pastoral. Cada uma é composta por um grupo de paróquias e coordenada por um sacerdote de uma das paróquias pertencentes àquela região. A Região Pastoral se reúne periodicamente para colocar em prática o que vem da Diocese e também para sugerir ações em conjunto com a diocese. Mais de 60 pastorais, movimentos e organismos atuam na diocese.

(De São José dos Campos, Ana Lúcia Zombardi, Assessoria Diocesana de Comunicação. crédito: Divulgação)

IMG_0431 (3)_site

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.