Notícias

Primeiro Plano de Pastoral da Diocese de Amparo é destaque no Domingo de Pentecostes

reduzidaPadres, religiosas e leigos da diocese de Amparo estiveram reunidos no último domingo, 08, em Serra Negra, para o primeiro dos eventos celebrativos diocesanos programados para 2014, enfocando o 1º Plano de Pastoral.

O evento realizou-se no Centro de Convenções de Serra Negra, com início às 14:30h, e acolheu mais de 500 pessoas das diversas paróquias da Diocese, além de contar com a presença do clero e dos seminaristas, bem como das comunidades religiosas.

Animado pelo grupo musical Água Viva, da Paróquia São Benedito de Amparo, o evento enfocou a importância do Espírito Santo como aquele que, com seus dons, realiza a comunhão e a unidade que buscamos em nossa diocese, por meios de diversos instrumentos, como a vocação e missão episcopal do Bispo,  o presbitério e os diversos ministérios leigos, sendo a caminhada articulada pelo Plano de Pastoral Diocesano.

Para manter viva a consciência do conjunto da caminhada, foram recordados os diversos passos dados até aqui.

As leituras proclamadas e a reflexão, feita pelo padre Pedro Pastana, enfocaram a festa de Pentecostes e a ação formadora do Espírito Santo, que nos capacita com seus diversos dons e nos impulsiona a um constante aprofundamento nos mistérios da fé. Diversos símbolos foram utilizados, para sinalizar a comunhão e participação de todas as paróquias e foranias e de todas as pastorais e movimentos. As paróquias foram representadas por vasos de flores nas cores de cada forania (tendo a forania Sant’Ana também uma flor branca representando o seminário), sendo cada forania representada por uma flâmula.

As diversas pastorais se fizeram representar nas preces proclamadas, pedindo os dons do Espírito Santo que nos capacitam para a Missão. Nossa Senhora do Amparo foi homenageada, ela que foi o grande instrumento do Espírito Santo na história de nossa salvação.

Dom Pedro Carlos Cipolini, Bispo diocesano, presidiu a celebração e em diversos momentos e proferiu palavras sábias e esclarecedoras a respeito do primeiro plano pastoral. O Coordenador de Pastoral, padre Carlos Panassolo, mais uma vez colocou a serviço da Diocese os seus dons de animador.

Como lembrança do Encontro, foi oferecido a todos os participantes um folder confeccionado especialmente para a data, contendo uma relação de todas as pastorais e movimentos atuantes na diocese, e as paróquias onde estão presentes.

767foto48

Fonte: Equipe Executiva (responsável pela organização do encontro). créditos das fotos: Pascom Diocesana.

Tags

Palavra do Presidente

NOVO ESTATUTO DA CNBB

Facebook

Assine nossa newsletter

Conheça nossos parceiros.